Ishatvam 9 / Sanjay Puri Architects

Ishatvam 9 / Sanjay Puri Architects - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Sanjay Puri Architects; Sanjay Puri Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dinesh Mehta
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Geeta Aluminium, Nitco Limited
  • Cliente: Rohit Modi
  • Consultor De Estruturas: Sarjan Consultants
  • Cidade: Ranchi
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Dinesh Mehta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ishatvam 9 é um edifício residencial implantado em um pequeno lote de 1800 metros quadrados em Ranchi, uma cidade no leste da Índia. A maior parte da testada do lote ao longo da via principal é ocupada por um posto de gasolina existente, deixando espaço apenas para uma via de acesso ao lote no qual ele foi construído.

© Dinesh Mehta

A maior parte da cidade foi sendo desenvolvida horizontalmente nas últimas décadas. No entanto, o acelerado processo de urbanização fez com que a legislação, que anteriormente permitia edifícios com no máximo 15 metros de altura e uma área construída equivalente ao tamanho do lote, fosse alterada para permitir uma altura de até 50 metros, bem como uma área construída de 3 vezes o tamanho da parcela.

Planta - Pavimentos Pares
Planta - Pavimentos Ímpares

A alteração destas regras possibilitaram a construção deste edifício de 15 pavimentos. A maioria dos habitantes tradicionalmente ocupam casas individuais com jardins privados e espaços abertos. Como resultado, os poucos edifícios residenciais de grande porte que foram construídos nesta cidade ainda permanecem parcialmente desocupados devido à ausência de espaços abertos privativos.

© Dinesh Mehta

Em resposta a esta necessidade, os apartamentos foram projetados para ocupar toda a área do pavimento. Desta maneira foi possível criar aberturas para todas as fachadas do edifício, que se estendem em varandas exteriores de pé-direito duplo. Cada um dos espaços internos é ampliado para uma área aberta privativa.

© Dinesh Mehta

As temperaturas na cidade ficam na média dos 31ºC no verão e dos 12ºC no inverno. As amplas varandas externas são responsáveis por sombrear os espaços internos e protegê-los do calor excessivo no verão, enquanto fornecem aos quartos, uma agradável área de jardim.

© Dinesh Mehta

Os apartamentos foram projetados com uma área mínima de circulação e um área de convívio central bastante ampla a partir da qual se têm acesso a todos os demais cômodos. Este layout responde aos hábitos sociais da população local, onde geralmente há três gerações convivendo em uma mesma residência. A sala de estar é o principal espaço dentro da casa, permitindo uma maior interação entre os vários membros da família. Como grande parte da urbanização do entorno é bastante horizontal, cada unidade possui vistas panorâmicas de toda a cidade.

© Dinesh Mehta

Ishatvam 9 foi projetado em resposta às necessidades dos habitantes da cidade onde está implantado. Cada unidade possui 20% de área aberta como ampliações dos espaços internos, maximizando a luz natural e a ventilação cruzada para cada cômodo da casa, criando um edifício em altura que permite a seus usuários viverem em um espaço tão aberto quanto o de suas tradicionais moradias térreas.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ranchi, Jharkhand, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ishatvam 9 / Sanjay Puri Architects" [Ishatvam 9 / Sanjay Puri Architects] 22 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879737/ishatvam-9-sanjay-puri-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.