Pavilhão Dançante de Guto Requena é premiado com o CODA Awards

Criado especialmente para as Olimpíadas Rio de Janeiro 2016, o Pavilhão Dançante do arquiteto Guto Requena, acaba de vencer, na categoria 'hotelaria', mais um importante prêmio internacional de arquitetura e arte, o CODA Awards 2017.

O desenvolvimento do projeto consiste em discos espelhados e pintados da fachada que se movimentam em resposta ao 'fluxo' na pista de dança dentro do espaço.

© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão

De acordo com o arquiteto, "sensores espalhados dentro da pista de dança, captam a música e agitação das pessoas dançando, e assim, movimenta motores com espelhos na fachada do edifício. O resultado é uma arquitetura cinética que hipnotiza as pessoas e transforma o espaço na balada mas animada das Olimpíadas 2016."

© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão

Localizado no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, o edifício possuí uma pele arquitetônica interativa cuja superfície externa é composta de diversas cores, sugerindo diversidade, enquanto que a parte interna é uma gigante superfície de espelhos.

© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão

Trata-se de uma arquitetura cinética que hipnotiza as pessoas e o transforma e uma estrutura que parece movimentar-se a cada nota musical. Em janeiro desse ano, Criatura de Luz, outro projeto do arquiteto também foi premiado pelo CODA Awards.

Olimpíadas Rio 2016: O Pavilhão Dançante / Estúdio Guto Requena

15 Pagu Senna, Diego Spinola, Carolina Anselmo, André Aureliano, Jonathan Querubina, Brenda Colautti, Natasha Weissenborn, Maria Clara Villas, Luciana Dal Ri, Vitor Reais, Victor Gama, Raphael Fagundes, Mariana Ventura, João Marcos de Souza, Edson Pavoni. Tecnologia e Motion Design Mais informações Menos informações Do arquiteto. Arquitetura Interativa criada para o Parque Olímpico 2016.

Estudio Guto Requena cria fachada de luz interativa em São Paulo

Estudio Guto Requena has designed a new façade, which also doubles as an urban art intervention, for the Hotel WZ Jardins in São Paulo. Dubbed "The Light Creature," the 30-story facade is visible both during the day and at night, changing to interact with its surroundings and responding to stimuli like air quality and sound.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Pavilhão Dançante de Guto Requena é premiado com o CODA Awards" 17 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879699/pavilhao-dancante-de-guto-requena-e-premiado-com-o-coda-awards> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.