Apartamento na Luciano Cordeiro / Aurora Arquitectos

Apartamento na Luciano Cordeiro / Aurora Arquitectos - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos Responsáveis: Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto
  • Equipe: Sérgio Antunes, Rui Baltazar, Sofia Reis Couto, Bruno Pereira, Carolina Rocha, Tânia Sousa
  • Empreiteiros: Requinte & Pormenores
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na rua Luciano Cordeiro em Lisboa, no último piso de um edifício dos anos 70, o apartamento original era marcado pela fraca qualidade construtiva e espacial. Em particular, o corredor que organiza todo o programa de habitação era demasiado comprido e escuro. Com essa consciência, a encomenda do cliente focou-se no desenho de uma biblioteca, com escritório, para a sua vasta coleção de livros e na transformação do corredor como elemento chave para resolver o díptico espaço de trabalho + espaço de habitação. Com a intervenção surgem novos elementos como a peça para pousar livros, que serve simultaneamente de banco de apoio à biblioteca, mesa de luz, armário, divisora e geradora do espaço em volta.

© do mal o menos
Floor Plan
© do mal o menos

A distância, tanto física como psicológica, entre estes dois programas distintos é facilmente confundida como um problema de separação. Neste caso procura-se a sua compatibilização, conseguida através da criação de zonas de transição pontuadas por entradas de luz e pela utilização de diferentes materiais para o piso, que alterna entre a maciez do pinho e a resistência do lioz. O destaque dado à biblioteca, juntamente com a abundância de luz no corredor e a recriação no piso da mesma estereotomia para diferentes materiais, sugerem a diluição de dois tipos de apropriação da casa. Desta forma estamos perante a articulação das suas múltiplas narrativas e diferentes níveis de intimidade — para que o corredor possa ser o espaço para o neto andar de triciclo e, ao mesmo tempo, a viagem mais curta para o trabalho.

Corte A
Corte B
Corte C

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Luciano Cordeiro, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento na Luciano Cordeiro / Aurora Arquitectos" [Apartment at Luciano Cordeiro / Aurora Arquitectos] 17 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879585/apartamento-na-luciano-cordeiro-aurora-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.