Casa Vila Rica / BLOCO Arquitetos

Casa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - Imagem 2 de 47Casa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - FachadaCasa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - Pia, Bancada, Porta, Janela, TijoloCasa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - JanelaCasa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 42

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cleimar Marcenaria, Marmoraria Alvorada, Talentus Esquadrias
  • Autores: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
  • Colaboração: Victor Machado, Marina Lira
  • Projeto De Estrutura: André Torres
  • Instalações: Victor Silvério
  • Paisagismo: Mariana Siqueira e Jardins do Cerrado
  • Obra: Gilmar Guimarães
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - Imagem 40 de 47
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma área rural a 40km de distância do centro da cidade de Brasília. A topografia apresenta um leve declive em relação aos fundos do lote, para onde há vista livre em direção a um vale vegetação nativa.

Casa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - Janela
© Haruo Mikami
Axonométrica
Casa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - Janela
© Haruo Mikami

O programa da casa foi distribuído em dois pavilhões que foram posicionados ligeiramente suspensos do piso e desnivelados um em relação ao outro. A elevação dos pavilhões em relação ao terreno tem dois motivos principais: previnir a entrada de pequenos insetos e animais silvestres à casa e minimizar a movimentação de terra na obra. A piscina localiza-se em um terceiro nível, o mais baixo da construção. O primeiro pavilhão abriga a sala, varanda, garagem e demais serviços. O segundo pavilhão, o mais próximo à piscina, abriga os quartos. O clima ameno da região permitiu que a conexão entre os pavilhões se desse através de passarelas cobertas que não possuem paredes ou esquadrias de fechamento. A ideia foi maximizar o contato direto com as condições naturais do terreno no uso diário da casa.

Casa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - Imagem 9 de 47
© Haruo Mikami
Planta
Casa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - Madeira, Fachada, Viga, Corrimão
© Haruo Mikami

A escolha dos materiais de construção foi baseada em duas premissas: eles deveriam envelhecer bem sob a ação das intempéries sem a necessidade de manutenção constante e eles não deveriam esconder sua aparência natural. Sendo assim, o concreto aparente foi adotado para toda a estrutura e partes do mobiliário fixo tais como mesa de jantar, estantes, bancos e o forno e fogão à lenha. Um piso em cimento queimado foi utilizado nos pisos internos. Somente um tipo de granito lixado foi utilizado em todos os pisos externos, bancadas, áreas molhadas e no interior da piscina. Um tipo de compensado naval foi utilizado em todo o mobiliário, algumas vezes em combinação com peças de serralheria. Um tipo de tijolo cerâmico com espessura final de 12cm foi utilizado para construir todas as alvenarias, portanto toda a estrutura de pilares da casa fica aparente e funciona de forma independente das paredes.

Casa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - Prateleira, Cadeira, Viga
© Haruo Mikami

A mão-de-obra disponível possuía experiência prévia na execução de paredes de tijolo maciço que foram usadas na casa, porém a equipe não tinha experiência na execução da estrutura em concreto aparente. Sendo assim, ao invés de buscar a qualidade fina de acabamento do concreto nós decidimos assumir as imperfeições inerentes à sua execução. Desenhamos a paginação de fôrmas e acompanhamos todo o processo da definição do traço do concreto a ser utilizado, porém deixamos aparentes os pequenos defeitos de concretagem.

Casa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - Janela
© Haruo Mikami

Os banheiros possuem aberturas zenitais sobre jardins internos que promovem ventilação e iluminação naturais. A torre de caixas d´água possui dois níveis internos e abriga também o boiler e equipamentos de ar-condicionado. Ela é coberta por uma parede vazada composta de tijolos maciços que foram assentados de modo a deixar pequenos espaços para a ventilação.   

Casa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - Viga
© Haruo Mikami

O projeto de paisagismo procurou recuperar espécies nativas do cerrado. Sua primeira fase já foi implantada.

Casa Vila Rica  / BLOCO Arquitetos - Fachada
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Vila Rica / BLOCO Arquitetos" 22 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879530/casa-vila-rica-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.