Monumental Minds: ilustrações do legado arquitetônico escandinavo

Não se trata apenas de almôndegas e vikings; a Escandinávia sempre foi o epicentro do design no mundo - basta observar o impacto crescente de Bjarke Ingels e do futuro laboratório espacial da Ikea SPACE10. Para mostrar sua influência significativa, a Expedia ilustrou obras de quatro arquitetos famosos da Dinamaca, Finlândia, Noruega e Suécia e como elas moldaram os movimentos arquitetônicos internacionais dos séculos XX e XXI através de uma coleção de cartazes chamada Monumental Minds.

Monumental Minds: ilustrações do legado arquitetônico escandinavo - Mais Imagens+ 19

Skovshoved Petrol Station, Dinamarca. Cortesia de Expedia Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia

Contratado pela Texaco em 1938 para projetar um novo modelo de postos de gasolina, Arne Jacobsen incorporou na proposta da Skovshoved Petrol Station as linhas puras e as soluções funcionais tão presentes em suas obras. Tanto no Central Bank of Kuwait quanto no St Catherine's College em Oxford são excelentes exemplos desta linguagem simples, porém potente. Revestindo a fachada de concreto com azulejos brancos, obteve-se um exterior puro e elegante. A forma elíptica da marquise, posteriormente serviria de inspiração para um dos seus projetos de mobiliário, a famosa cadeira Ant ™ de 1952 teve importante papel na vanguarda do minimalismo dinamarquês.

Helsinki Central Railway Station, Finlândia. Cortesia de Expedia Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia

A Estação Ferroviária Central de Helsinque, inaugurada em 1919, exemplifica a abordagem Romântica Nacionalista Finlandêsa de Eliel Saarinen. O edifício revestido de granito possui o título de "edifício mais visitado da Finlândia" o qual recebe mais de 200 mil passageiros todos os dias neste cenário de estilo "Art Nouveau evoluído" que Saarinen desenvolveu e posteriormente apresentou ao mundo quando, em 1923, se muda para os EUA. Muitas de suas obras no novo continente alcançaram o status de "marco histórico nacional" por sua "arquitetura graciosa".

Bibliotheca Alexandrina, Egito. Cortesia de Expedia Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia

Os delicados projetos de Kjetil Thorsen fortalecem as paisagens nas quais estão inseridos. A Bibliotheca de Alexandria foi o primeiro projeto em grande escala do escritório internacional de arquitetura Snøhetta, co-fundado pelo próprio Thorsen.  O projeto procura dissimular a escala do edifício enterrando-o, de forma a minimizar o seu impacto no entorno imediato. Inspirado na relatividade da passagem do tempo, a forma oval da biblioteca alude as órbitas dos planetas e das estrelas enquanto que os blocos de granito, que configuram as paredes, estão gravados com letras de uma enorme variedade de idiomas.

Gert Wingårdh acredita que o "barroco moderno" era essencial para que a Escandinávia pudesse se manter longe do estilo internacional. A arquitetura generosa do Müritzeum personifica sua abordagem maximalista, pois a madeira carbonizada define os limites do edifício implantado na "Terra dos Mil Lagos". Além disso, outros projetos posteriores de Wingårdh mostram sua experimentação com a forma em busca de significado estético, como na cachoeira de vidro que atravessa a fachada da sede da EF Education First em Cambridge, Massachusetts.

Você pode ver toda a coleção de ilustrações aqui.


Monumental Minds by Expedia DK

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Thorns, Ella. "Monumental Minds: ilustrações do legado arquitetônico escandinavo" [Monumental Minds: Illustrations of Scandinavia’s Design Legacy] 15 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879446/monumental-minds-ilustracoes-do-legado-arquitetonico-escandinavo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.