MVRDV e BSK divulgam projeto de recuperação de um antigo armazém em Gotemburgo

O escritório MVRDV divulgou a proposta para o Magasin 113, um projeto de recuperação de um armazém de 16.500 metros quadrados na orla de Gotemburgo, na Suécia, realizado em parceria com o BSK Arkitekter. Localizado dentro do planejado distrito de Frihamnen RiverCity - o maior projeto de desenvolvimento urbano em andamento na Escandinávia - o projeto insere um programa contemporâneo, que conta com espaços de escritório flexíveis, um centro de artes, um café, espaços comerciais, um restaurante e estúdios de artistas, dentro de uma estrutura industrial existente.

MVRDV e BSK divulgam projeto de recuperação de um antigo armazém em Gotemburgo - Mais Imagens+ 3

© MVRDV

O projeto aproveitará a estrutura existente: o esqueleto de concreto do edifício servirá de apoio para três novos pavimentos de madeira com plantas flexíveis, ao passo que a fachada histórica de tijolos será restaurada e protegida através de uma camada de vidro. Os arquitetos explicam:

© MVRDV
© MVRDV

"Para combinar a necessidade de isolamento e o desejo de manter a atual fachada de tijolos, uma 'capa de chuva' transparente de vidro envolverá o armazém existente e os novos pavimentos. Isso criará uma mistura emocionante de um edifício que é, ao mesmo tempo, 'antigo' e novo, bruto e suave, e sólido e transparente."

Entre os espaços novos e os já existentes, um grande espaço público será criado entre os níveis, conectando-os visual e fisicamente com a praça. Diversas escadarias conectarão os espaços verticalmente, criando uma "rota pública dinâmica, mas visualmente unificada, através do espaço."

© MVRDV
© MVRDV
© MVRDV

Localizado próximo a um parque e piscina públicos, o Magasin 113 servirá como um novo "nó público" para o bairro, atraindo um público diversificado para a área.

O cronograma do projeto ainda será anunciado.

Via MVRDV.

© MVRDV
  • Arquitetos

  • Localização

    Gotemburgo, Suécia
  • Equipe de projeto

    Jacob van Rijs, Fokke Moerel with Klaas Hofman, Daniella Persson, Mathias Pudelko, Alicja Pawlak and Mateusz Wojcieszek
  • Visualização

    Antonio Luca Coco, Pavlos Ventouris, Massimiliano Marzoli, Paolo Mossa Idra and Davide Calabro
  • Cliente

    Prefeitura de Gotemburgo e Älvstranden Utveckling
  • Programa

    uso misto com escritórios flexíveis, um centro de arte, espaços pop-up, um café, informações turísticas, lojas, um restaurante e estúdios
  • Área

    16.500m²
  • Imagens

    MVRDV

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "MVRDV e BSK divulgam projeto de recuperação de um antigo armazém em Gotemburgo" [MVRDV and BSK To Add Timber Framed Structure to Historic Warehouse in Gothenburg] 18 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879421/mvrdv-e-bsk-divulgam-projeto-de-recuperacao-de-um-antigo-armazem-em-gotemburgo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.