Isblocket (O Bloco de Gelo ) / FOJAB arkitekter

Isblocket (O Bloco de Gelo ) / FOJAB arkitekter - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: FOJAB arkitekter; FOJAB arkitekter
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felix Gerlach
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DEKO, Ifö Electric AB, Mora Armatur
  • Colaborador: UBA Glas & Fasad
  • Arquitetos Responsáveis: Anders Eriksson Modin, Niklas Sonestad, Magnus Tellhed, Alper Sjöstrand, Ida Stavenow
  • Cidade: Malmö
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
© Felix Gerlach

Descrição enviada pela equipe de projeto. No distrito em rápida expansão de Hyllie, em Malmo, os arquitetos de FOJAB arkitekter foram comissionados a planejar e projetar um novo edifício de escritórios na praça da estação. O edifício conecta cada pavimento ao edifício garagem - também projetado por FOJAB. No térreo, há uma área destinada ao comércio e uma passagem através do edifício. O edifício garagem existente e a área limitada do terreno, de 85 x 12,5 m, exigiu um novo edifício estreito com uma fachada apenas de um lado.

© Felix Gerlach

O objetivo principal do projeto era criar um edifício icônico com uma fachada característica, inspirado no local e em função da luz nórdica natural. O coração no edifício abriga uma generosa escada que, com suas formas fortes, sobe serpenteando em um piso de vidro. A fachada consiste de uma estrutura de vidro duplo na qual a camada externa possui pontos brancos serigrafados para criar uma padronagem que imita o quebrar do gelo. Este padrão no vidro também proporciona um efeito de sombreamento, o que tornou possível o uso do vidro como material para compor a fachada, apesar da exposição solar direta. O padrão varia em densidade em cada pavimento e cria uma transição suave entre as superfícies opacas e transparentes na fachada interna. As alturas do pé direito em direção à fachada permite que a luz natural permeie todo o pavimento.

© Felix Gerlach
Corte
© Felix Gerlach

Em algumas partes da fachada, as esquadrias de aço inoxidável parecem sair da camada do vidro, criando uma quebra no tratamento da fachada outrora lisa e brilhante. No pátio interno em direção à praça, a fachada é coberta em painéis de madeira de carvalho com acabamento brilhante em que, com seus tons quentes, criam um contraste com a fachada fria. A fachada continua subindo sobre os beirais, que forma os guarda-corpos dos terraços.

© Felix Gerlach

Com as linhas fragmentadas da fachada, o volume do edifício reforça o caráter de um 'bloco de gelo', enquanto simultaneamente se relaciona com o volume recuado do edifício garagem por detrás. No jogo de volumes, grandes terraços foram criados, que tem vistas para a praça principal à oeste, a cidade ao norte e os campos de canola ao sul. 

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hyllie, Malmö, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Isblocket (O Bloco de Gelo ) / FOJAB arkitekter" [Isblocket (The Ice Block) / FOJAB arkitekter] 11 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878974/isblocket-o-bloco-de-gelo-fojab-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.