Pavilhão M+ / VPANG + JET + Lisa Cheung

Pavilhão M+ / VPANG + JET + Lisa Cheung - Mais Imagens+ 9

Courtesy of West Kowloon Cultural District Authority

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão M+ é um espaço de dois pavimentos para exposições e eventos no coração do Distrito Cultural de West Kowloon de Hong Kong.

Em setembro de 2013, a Autoridade do Distrito Cultural de West Kowloon lançou o concurso aberto para o projeto do Pavilhão M+. O projeto vencedor foi da equipe de VPANG architects ltd + JET Architecture Inc + Lisa Cheung que se destacou entre as 100 propostas internacionais. O edifício foi inaugurado e aberto ao público em Setembro de 2016.

© Tynnon Chow

A arquitetura é representada como uma plataforma flutuante de arte. Está elevado sobre uma colina, se mesclando na paisagem do parque municipal com suas paredes externas espelhadas.

Conceito

Alinhado com o conceito geral do parque, a Plataforma de Arte Flutuante tem como objetivo oferecer uma pausa na agitada vida urbana. Deveria ser uma forma simples, pura e clara, um espaço afastado dos ruídos urbanos e poluição, onde se apreciariam obras de arte entre a paisagem da cidade como pano de fundo.

© Mike Yeung

Paredes espelhadas externas não são apenas estratégia de uma camuflagem, mas também reverbera e testemunha a transformação do entorno do parque e também da cidade. O espaço expositivo elevado fez a estrutura flutuar entre as árvores e folhagens enquanto as paredes brancas filtram o ruido. As obras de arte podem ser dispostas, promovidas, compartilhadas e abraçadas. Pertence à cidade, próximo ao coração de Hong Kong.

© Mike Yeung

As paredes elevadas são estrategicamente desenhadas com aberturas que projetam o Pavilhão para se entremear com o ambiente numa escala humana:

  1. uma conjunção amigável nordeste ao Parque conectando-o ao futuro Museu M+;
  2. a fachada noroeste é próxima à rua principal, facilitando o acesso de serviço;
  3. a conexão da orla na orientação sul em forma de suaves degraus em curva, que envolvem o pátio central elevado, gradualmente trazendo o visitante do nível térreo do parque para a plataforma elevada do pavilhão.

Planta Primeiro Pavimento

Nosso projeto também explora a noção de ecologia com a mesma abordagem simplista e inteligente que o conceito geral do parque, enquanto que o edifício, a paisagem topográfica e a copa das árvores trabalham em conjunto formando um todo contínuo. O verde extensivo dirige a ênfase na incorporação do ambiente natural e daquele feito pelo homem.

Courtesy of West Kowloon Cultural District Authority

O espaço principal da exposição possui portas de vidro que vão do piso ao teto criando uma conexão entre os espaços expositivos internos e externos para permitir múltiplos formatos de eventos e exposições.

Courtesy of West Kowloon Cultural District Authority

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:West Kowloon Cultural District, Tsim Sha Tsui, Hong Kong (RAE)

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão M+ / VPANG + JET + Lisa Cheung" [M+ Pavilion / VPANG + JET + Lisa Cheung] 13 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878973/pavilhao-m-plus-vpang-plus-jet-plus-lisa-cheung> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.