Restauro do Museu da Língua Portuguesa utiliza materiais reciclados do incêndio

Intervenção feita sobre um bem histórico de forma a manter sua identidade e aspectos característicos de época, a arte da restauração tem como objetivo restabelecer a obra original ao máximo, preservando seu valor e sua identidade. 

Na restauração do Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo, madeiras com mais de 70 anos ganham nova vida para a recuperação das esquadrias e fachadas atingidas pelo incêndio de dezembro de 2015. O trabalho de reparação da ambiência arquitetônica do edifício – um marco da época de ouro das ferrovias no Brasil – vem mobilizando uma equipe de restauradores, auxiliares de restauro, mestres de carpintaria e mestres estucadores, que se dedicam diariamente ao resgate das formas originais.

Mais de 300 esquadrias estão sendo restauradas ou refeitas. Foi instalada uma marcenaria no primeiro andar do edifício, onde o material parcialmente carbonizado, peroba do campo rosa e amarela, é restaurado e reutilizado na obra. O desafio é recuperar o edifício, dentro das técnicas atuais de restauro, preservando todos os seus aspectos históricos.

Cerca de 85% da madeira necessária para a recuperação das esquadrias é reutilizada do material já existente no edifício: dos 20m³ de madeira necessários para a restauração, 17m³ são reaproveitados da sustentação da cobertura do prédio. A sustentabilidade é premissa para todas as etapas do projeto. Entre as ações para a obtenção do selo LEED estão a redução do consumo de energia, coleta de água de chuva para irrigação, gestão de resíduos durante a obra e o uso de madeira certificada. 

A previsão é que as obras das fachadas e esquadrias terminem em outubro. Na próxima etapa, tem início a reconstrução da cobertura do edifício, com previsão de duração de 10 meses. 

Histórico da reconstrução

Apenas 48 horas após o incêndio, foram iniciadas as ações emergenciais na Estação da Luz e no Museu da Língua Portuguesa, com o objetivo de preservar o conjunto arquitetônico, protegendo as áreas descobertas das chuvas e retirando os escombros. Em janeiro de 2016, foi firmado convênio entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho e a organização social IDBrasil, com o objetivo de reconstruir o Museu da Língua Portuguesa.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Restauro do Museu da Língua Portuguesa utiliza materiais reciclados do incêndio" 04 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878921/restauro-do-museu-da-lingua-portuguesa-utiliza-materiais-reciclados-do-incendio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.