Pavilhão é construído com 2.000 tijolos únicos impressos tridimensionalmente

Desenvolvido por pesquisadores e estudantes da Faculdade de Arquitetura da HKU e apoiado por Sino Group, o "Ceramic Constellation Pavilion" é construído sobre uma estrutura de madeira que suporta uma série de "paredes" formadas por cerca de 2.000 tijolos de barro. Cada um desses componentes individuais é único e foi fabricado com tecnologia robótica e impressão em 3D, permitindo gerar diferentes tipos de transparência e opacidade em suas diferentes faces.

Pavilhão é construído com 2.000 tijolos únicos impressos tridimensionalmente - Mais Imagens+ 27

Descrição dos arquitetos. O Pavilhão é o primeiro resultado de uma nova colaboração entre a Faculdade de Arquitetura da HKU e o Sino Group. A iniciativa de pesquisa que apóia as artes, as culturas e a tecnologia tem como objetivo promover a conscientização cultural das novas tecnologias para o ambiente construído.

© Christian J. Lange

Em um contexto que foi amplamente moldado pela padronização e produção em massa, o projeto busca superar as restrições da produção arquitetônica de hoje através da introdução de uma estrutura inteiramente composta de componentes não padronizados.

© Christian J. Lange

Esta oficina inaugural da “Sino Group Robotic Architecture Series” utilizou argila de terracota para testar as possibilidades e limites dentro da fabricação robótica, revitalizando um sistema material com uma tradição significativa na Ásia.

© Christian J. Lange

Partindo de ligações de tijolos tradicionais, o projeto de 3,8 m de altura articula uma estrutura composta por madeira - onde cada um dos quase 2.000 tijolos impressos tridimensionalmente são únicos e distintos, possibilitando diferentes graus de transparência, mudanças morfológicas e novas experiências.

© Christian J. Lange

Cerca de 700 kg de argila em terracota foram impressos durante um período de 3 semanas em tijolos individuais que foram então queimados a 1025 graus Celsius. Com um tempo de impressão médio de 2-3 minutos para cada tijolo, o pavilhão é um dos primeiros de seu tipo no mundo que incorpora esse sistema específico.

© Christian J. Lange

Todos os componentes foram fabricados com o equipamento no laboratório de robótica recentemente instalado na Faculdade de Arquitetura da HKU e montados durante uma oficina de dez dias por estudantes do Departamento de Arquitetura.

© Christian J. Lange

O projeto foi recentemente exposto no North Atrium da cidade olímpica, West Kowloon e deve permanecer no campus da Universidade de Hong Kong.

Pavilhão é construído com 2.000 tijolos únicos impressos tridimensionalmente - Mais Imagens+ 27

Diagrama
Diagrama
Planta Baixa

Coordenadores de Projeto: Christian J. Lange, Donn Holohan, Holger Kehne
Instituição: Robotic Fabrication Lab, Faculty of Architecture, The University of Hong Kong
Localização: Hong Kong
Ano de Construção: 2017
Área Construída: 2.500 m²
Assistentes de Pesquisa: Tony Lau, Anthony Hu, Teego Ma Jun Yin, Ernest Hung Chi Lok, Chau Chi Wang, Ren Depei, Mono Tung, He Qiye, Henry Ho Yu Hong
Estudantes no Workshop: Go Yi, Sisay Sombo, Cheung Hoi Ching, Cheung King Man, Cheung Pak Yin, Ho Pui Lun, Verena Leung, Sharon So Cheuk Ying, Xu Junjie, Zhao Jinglun, Sampson Ip Cheuk Sum, Tan Shaoying, Yeung Tsz Wing
Financiamento: Sino Group
Engenharia Estrutural: Goman Ho & Alfred Fong - Ove Arup & Partners Hong Kong Ltd
Fotografia: Christian J. Lange

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Pavilhão é construído com 2.000 tijolos únicos impressos tridimensionalmente" [More Than 2,000 Unique Robotically Manufactured Bricks Generate Variable Walls in This Pavilion] 03 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878912/pavilhao-e-construido-com-00-tijolos-unicos-impressos-tridimensionalmente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.