BEĨ Editora lança o livro "Coleções de Artistas"

Obra apresenta coleções pessoais de alguns dos principais artistas plásticos brasileiros e interpreta os impactos de cada uma em sua obra; lançamento será na Galeria Luisa Strina, em SP

A BEI Editora lançará no próximo dia 29/8 o livro “Coleções de Artistas”, da jornalista e curadora de arte Nessia Leonzini. A obra apresenta as coleções pessoais de alguns dos principais artistas plásticos brasileiros contemporâneos, acompanhadas por textos escritos pelos próprios artistas. O lançamento será realizado na Galeria Luisa Strina, em São Paulo.

Integram a lista Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Antonio Dias, Antonio Manuel, Barrão, Daniel Senise, Iran do Espírito Santo, Jarbas Lopes, Jeanete Musatti, Marcius Galan, Marcos Chaves, Marepe, Miguel Rio Branco, Paulo Bruscky, Rivane Neuenschwander, Rochelle Costi, Rosângela Rennó e Waltercio Caldas.

“A ideia surgiu em 2012, quando vi uma mostra de desenhos do Dan Flavin. O foco da exposição eram os desenhos preparatórios para as esculturas em tubos de luz fluorescente pelas quais Flavin é conhecido, mas ela também incluía sua coleção pessoal de paisagens americanas da Hudson River School, no século XIX. Depois da minha segunda visita, entendi por que Flavin, um ícone do minimalismo, amava tanto essas cenas do passado: o que o atraía era a forma como elas representam a luz. A coleção pessoal do artista oferecia uma entrada única em sua linguagem”, afirma Nessia.

A partir deste olhar, Nessia captou algumas curiosidades. Para muitos artistas a relação entre coleção e trabalho é direta – como para Paulo Bruscky, que recolhe coisas comuns que depois usa em esculturas ou colagens; para outros, a conexão é antagônica, como no caso da artista conceitual Anna Bella Geiger, que tem uma extensa coleção de garrafas de vidro azuis de formas variadas, que vão de um cisne a um rebuscado frasco de perfume, em oposição à rigidez de sua filosofia de trabalho.

Outro ponto é a reciprocidade entre os artistas: alguns deles têm entre suas coleções obras de outros artistas, como Adriana Varejão, Antonio Dias, Antonio Manuel, Daniel Senise, Iran do Espírito Santo, Marcos Chaves e Rivane Neuenschwander, muitos trocam objetos e se presenteiam.

“Esse aspecto de reciprocidade teve grande importância para mim. As transações são motivadas por afeto, gosto e paixão, não pelo valor monetário. Considero essa cumplicidade muito refrescante, um momento zen num mercado impulsionado pelo dinheiro. A prática da troca experimentou um declínio na civilização ocidental, em que a moeda permeia quase tudo. A troca entre artistas preserva não apenas tradições, mas também o valor imparcial e elementar que é inerente aos trabalhos”, completa Nessia.

Sobre Nessia Leonzini

Jornalista e profissional das artes plásticas, Nessia Leonzini vive em Manhattan. Assina a organização e curadoria de inúmeras exposições nos maiores museus do Brasil e em instituições e galerias de arte em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Nova York. Já estiveram sob sua curadoria exposições de obras de Andy Warhol, Bruce Nauman, Hiroshi Sugimoto, Nan Goldin, Sergio Rodrigues, Roy Lichtenstein e Vik Muniz.

---
LIVRO COLEÇÕES DE ARTISTAS
1ª Edição
Edição bilíngue | Português e inglês
22,6 x 26,4 cm | 298 páginas | 250 imagens
ISBN | 978-85-7850-148-8
Preço de capa | R$ 90,00

SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO COLEÇÕES DOS ARTISTAS
Data: 29 de agosto, terça-feira
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Galeria Luisa Strina
Endereço: R. Padre João Manuel, 755 - Cerqueira César, São Paulo

SOBRE BEĨ EDITORA
A palavra BEĨ –“um pouco mais”, em tupi – define com precisão o espírito de quem busca superar limites em cada projeto que executa. Desde sua fundação, a BEĨ Editora vem se diferenciando pela originalidade das suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Além de sua atividade editorial, a BEĨ organiza as plataformas Arq.Futuro, hoje o mais significativo fórum de discussão sobre o futuro das cidades, e Por quê? – Economês em bom português, projeto voltado para a educação, discussão e divulgação de temas econômicos para o público não especializado.

Para solicitações de imprensa:
Cobogó Relações Públicas
Pedro Scabim – pedro@rpnacobogo.com.br
Livia Esteves – livia@rpnacobogo.com.br
Telefone – 11 2776-0230

  • Título

    BEĨ Editora lança o livro "Coleções de Artistas" de Nessia Leonzini
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Organizadores

    BEI Editora
  • De

    29 de Agosto de 2017 06:30 PM
  • Até

    29 de Agosto de 2017 08:30 PM
  • Onde

    Galeria Luisa Strina
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "BEĨ Editora lança o livro "Coleções de Artistas"" 23 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878328/bei-editora-lanca-o-livro-colecoes-de-artistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.