Theatro / MiMool Arquitectura & Design de Interiores

Theatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - Mesa, Janela, Cadeira, PátioTheatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - Mesa, Cadeira, Prateleira, Janela, VigaTheatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - PrateleiraTheatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - Bancada, Mesa, CadeiraTheatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - Mais Imagens+ 46

Póvoa de Varzim, Portugal
  • Design De Interiores : Joana Monteiro, Ana Ferreira
  • Engenharia : Nuno Torres engenharia
  • Construtores : Craveiro & Craveiro construções
  • Autores: Fábio Milhazes, Rui Loureiro
  • Cidade: Póvoa de Varzim
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Theatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - Prateleira
© ITS – Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Theatro nasce da proposta do cliente, uma sociedade nova de jovens empresários, em criar um espaço multifacetado que fosse capaz de concretizar o sonho de cada de cada um deles. Assim, surge um espaço multiusos onde a livraria e a divulgação cultural aliadas a uma zona de restauração assumem o papel de usos fundamentais.

Theatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - Prateleira
© ITS – Ivo Tavares Studio

O edifício escolhido, um antigo salão teatro de 1910, que estava ao abandono e tinha sofrido diversas alterações ao longo dos anos, mas que mantinha um elevado interesse patrimonial. A preocupação foi então, a de recuperar a identidade do edifício, os traços originais do antigo salão teatro, através de uma intervenção com base no restauro do existente e intervindo pontualmente com nova construção.

Theatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - Mesa, Prateleira, Cadeira, Viga
© ITS – Ivo Tavares Studio

Deste modo, relativamente à fachada principal, mantendo os alinhamentos existentes, o edifício procura separar-se do seu vizinho através de um grande plano de vidro vertical, como forma de reinterpretação da sua volumetria original. Recuperaram-se os azulejos existentes e fizeram-se ligeiros ajustes na dimensão dos vãos, principalmente no vão da entrada, de modo a marcar o arco pré-existente original. Procurou-se limpar as intervenções que foram efectuadas ao longo dos anos e que desvirtuaram o edifício, recuperando a sua memória, mas assumindo claramente a intervenção actual.

Theatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - Porta, Janela, Fachada, Arco, Arcada
© ITS – Ivo Tavares Studio

Conceptualmente sugeriu-se a não existência de barreiras físicas entre os diferentes espaços interiores, sendo estes definidos por mobiliário ou diferenças de materiais, cumprindo assim a premissa da proposta, intervir o mínimo possível ao nível de construção. Esta opção é claramente assumida no volume da cozinha, que sendo um volume novo no espaço, optou-se por forrar a chapa ondulada, simulando um contentor industrial, de forma a demonstrar o seu carácter de elemento externo à pré-existência.

Theatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - Mesa, Cadeira
© ITS – Ivo Tavares Studio

Este tipo de intervenção permitiu resolver o programa, que se desenvolve em dois pisos.

Corte
Planta

Ao nível do rés-do-chão a entrada é uma zona mista de cafetaria com zona de livraria. Na nave desenvolve-se a sala principal de refeições marcada pelo corpo do balcão do bar e garrafeira, claramente estruturas novas de carácter “industrial”, que em conjunto com o mobiliário demarcam os percursos para cada zona, conferindo o tal carácter dinâmico pedido pelo cliente.

Theatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - Mesa, Cadeira
© ITS – Ivo Tavares Studio

O volume “contentor” alberga as zonas de serviço privadas, bem como as instalações sanitárias. O corredor lateral que faz o acesso aos dois espaços no segundo piso é pontuado por uma grande estante que se assume como a zona de exposição principal e que permite que ao aceder aos espaços do piso superior, um wine bar e um espaço multiusos, se contacte com a imensa coleção de livros existente.

Theatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - Prateleira
© ITS – Ivo Tavares Studio

A seleção de materiais e dos sistemas construtivos, prendeu-se igualmente com a necessidade de relacionar os sistemas de construção existentes com os métodos actuais de construção.

Theatro   / MiMool Arquitectura & Design de Interiores - Mesa, Janela, Cadeira, Pátio
© ITS – Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Santos Minho, 4490-549 Póvoa de Varzim, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Theatro / MiMool Arquitectura & Design de Interiores" 24 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878139/theatro-mimool-arquitectura-and-design-de-interiores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.