Residência Codina / A4estudio

Residência Codina / A4estudio - Mais Imagens+ 7

Mendoza, Argentina
  • Arquitetos: A4estudio; A4estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico García
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas
  • Orçamento: $550 USD / m2
  • Arquitetos Responsáveis: Leonardo Codina e Juan Manuel Filice
  • Cidade: Mendoza
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico García

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência se localiza em um terreno plano de 1500 metros quadrados em uma área residencial emergente dentro da cidade de Mendoza, na Argentina. Uma zona de clima tipicamente continental, com grandes amplitudes climáticas entre estações onde a pouca brisa provem majoritariamente do sul.

O projeto é uma oportunidade para repensar a instalação de moradias em entornos emergentes no espaço urbano latino-americano contemporâneo. Entendendo o espaço como estimulador, propondo geometrias sensíveis às condições de clima e operando com uma consciência sustentável. 

© Federico García

A residência recorre constantemente a um pátio central de caráter íntimo, abrindo os espaços principais a um grande jardim perimetral de uso mais público e de condição mais úmida. 

Os espaços principais se organizam com orientação norte de maneira a obter um ganho térmico direto pelo sol, os espaços menores de caráter mais íntimo são orientados ao leste, deixando os serviços a oeste. 

© Federico García

Devido ao movimento natural das massas de ar, o volume de ar do pátio central se eleva pela temperatura provocando um vazio e absorvendo os benefícios ambientais do jardim perimetral através dos espaços interiores da casa. 

Uma série de elementos apoiam essa estratégia usufruindo da brisa do sul, diminuindo a secção de passagem e criando uma aceleração natural que apoia todo o sistema. O mesmo recurso é utilizado no pátio central a partir de uma pequena abertura no muro de concreto. 

© Federico García

A grande divisória que emerge desde o pátio central, com a missão fundamental de proteger a residência da radiação solar proveniente do oeste, resolve também o acesso principal. Para a proteção da fachada oeste, optou-se por um sistema de fachada ventilada com um material micro-perfurado que, por sua vez, resolve a fachada principal da residência. 

O projeto se estabelece na busca em encontrar contrastes, enfrentando um dramático âmbito de acesso desde onde é possível ver somente o piso e o céu até um espaço interior aberto e profundo no qual são apresentadas várias instâncias visuais.

© Federico García

A materialidade do projeto está dominada por um exoesqueleto de concreto estrutural aparente marcado com tábuas de pinos que conferem ao projeto uma expressão sutil e severa. O material micro-perfurado da fachada tem sua forma alterada dependendo das condições de iluminação. Os planos de madeira natural, o tablado negro das portas e o restante dos materiais operam por contraste alcançando acabamentos acetinados e brilhantes a fim de se diferenciarem da estrutura principal.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Codina / A4estudio" [Casa Codina / A4estudio] 21 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878071/residencia-codina-a4estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.