Segundo livro da série Arquitetura Brasileira revela trajetória do arquiteto Abrahão Sanovicz

Edifício Abaeté, São Paulo SP, 1963, arquitetos Abrahão Sanovicz e Dario Montesano. Foto Nelson Kon

O Instituto Lina Bo e P. M. Bardi e a Romano Guerra Editora realizam no IABsp, no dia 22 de agosto de 2017, a partir das 19h, o lançamento de Abrahão Sanovicz, arquiteto, livro que acompanha sua formação e o desdobramento de suas atividades profissionais nas áreas de arquitetura, artes plásticas e design.

Com prefácio de Eduardo de Almeida e posfácio de Edson Jorge Elito, o livro tem autoria da arquiteta e professora Helena Ayoub Silva, e parte da tese de doutorado Abrahão Sanovicz, o projeto como pesquisa, defendida na FAU USP em 2000, pesquisa posteriormente ampliada para a publicação. Foram consultados, dentre outros, os acervos da família e da biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Edifício Abaeté, São Paulo SP, 1963, arquitetos Abrahão Sanovicz e Dario Montesano. Foto Nelson Kon

Com parceria de fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP, o texto sobre a trajetória do arquiteto é acompanhado de ampla documentação iconográfica – fotos de época e atuais, desenhos técnicos e artísticos, com ensaios fotográficos de autoria de Nelson Kon realizados exclusivamente para o livro. Entre os projetos, destaque para o Teatro Municipal de Santos, Estações de Piscicultura de Promissão e Salto Grande, Fórum de Bragança Paulista, Sede do Banespa em Recife, edifícios Abaeté, Fiandeiras e Modular Delta I e II, Sesc Araraquara, conjuntos habitacionais Cecap Serra Negra, Celso dos Santos, Pascoal Melantônio e Cesp Porto Primavera, além de habitações unifamiliares.

arquitetos Abrahão Sanovicz, Edson Jorge Elito, João Honório de Mello Filho, Marcos José Carriho e Luiz Guimarães Soares, paisagismo Augusto Rittes Garcia. Foto Nelson Kon

Sobre o arquiteto

Abrahão Velvu Sanovicz (1933-1999), arquiteto formado em 1958 na FAU USP, membro da “Escola Paulista”, geração de ouro da arquitetura paulista, projetou e construiu relevantes edifícios habitacionais, culturais, educacionais, de serviço e infraestruturais. Ainda jovem, foi aluno da Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM e estagiário do escritório do designer Marcello Nizzoli em Milão, legando trabalhos nas áreas de artes plásticas – em especial, desenho e gravura – e design de marcas e produtos.

Edifício Abaeté, São Paulo SP, 1963, arquitetos Abrahão Sanovicz e Dario Montesano. Foto Nelson Kon

Sobre a Série Arquitetura Brasileira

Edifício Modular Delta I e II, Moema, São Paulo SP, 1970, arquiteto Abrahão Sanovicz. Foto Nelson Kon

Com o objetivo de fazer um registro histórico da produção arquitetônica nacional, o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, em parceria com a Romano Guerra Editora, criou a série Arquitetura Brasileira, que reunirá livros sobre os trabalhos de arquitetos atuantes no Brasil, cujas obras tenham contribuído para o engrandecimento desta área da cultura, casos de Giancarlo Palanti, Carlos Millan, Hans Broos, entre outros. O primeiro livro da série, lançando em maio de 2016, divulgou a trajetória de Pedro Paulo Melo Saraiva, a última homenagem ao arquiteto antes de sua morte em julho do ano passado.

Edifício Fiandeiras, São Paulo SP, 1972, arquiteto Abrahão Sanovicz

Lançamento do livro “Abrahão Sanovicz, arquiteto”, de Helena Ayoub Silva

  • Terça-feira, 22 de agosto de 2017, às 19h – entrada gratuita
  • IABsp – Salão Calder
  • Rua Bento Freitas 306 Vila Buarque São Paulo
  • Realização: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, Romano Guerra Editora
  • Parceria de Fomento: CAU/SP
  • Valor promocional do livro no lançamento: R$ 80,00 (oitenta reais)

Residência Abrahão Sanovicz, Butantã, São Paulo SP, 1976, arquiteto Abrahão Sanovicz

Especificações técnicas do livro

  • 280 páginas; formato 17 x 24 cm;
  • Preço de capa: R$ 120,00 (cento e vinte reais)

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Segundo livro da série Arquitetura Brasileira revela trajetória do arquiteto Abrahão Sanovicz" 17 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877921/segundo-livro-da-serie-arquitetura-brasileira-revela-trajetoria-do-arquiteto-abrahao-sanovicz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.