Inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Arquitetura da Madeira

MADEIRA: MATERIAL DO FUTURO

Durabilidade, baixo consumo de energia e de emissão de carbono são alguns dos atrativos da madeira para a construção civil.

A indústria da construção civil é apontada como uma das que mais causam impactos negativos ao meio ambiente. Estudos indicam que o segmento consome cerca de 75% dos insumos naturais do planeta, além de ser responsável por mais da metade dos resíduos sólidos urbanos, o chamado entulho. Este cenário precisa mudar, diz o arquiteto Marcelo Aflalo, coordenador do curso Arquitetura em Madeira: projeto e aplicação, que a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) lança neste segundo semestre de 2017.

O caminho ideal para evitar as agressões ao meio ambiente é o uso de materiais renováveis, reaproveitáveis e com baixo desperdício, como a madeira. "Pensar em uma construção sustentável é uma realidade que está sendo aplicada em todo o mundo há pelo menos 30 anos. No entanto, há muito ainda por fazer para torná-la uma meta obrigatória a curto prazo para todos que atuam nesse setor", comenta o professor.

Promover o uso intensivo e sustentável da madeira na construção - o mais antigo e familiar material e também o mais contemporâneo e tecnológico disponível - é o objetivo da pós-graduação da FAAP, que contará com a experiência de alguns profissionais estrangeiros. "A madeira é o material menos difundido e compreendido em toda a cadeia produtiva, por isso o curso visa ampliar as possibilidades de atuação dos arquitetos, engenheiros e áreas correlatas", explica o professor.

Entre as vantagens da utilização da madeira na construção civil, o professor destaca a durabilidade do material; o fato de ser renovável e reaproveitável; a baixa emissão de carbono - uma vez que fica armazenado durante todo o tempo de vida da obra; o baixo consumo de energia; entre outros fatores.

Atividade prática
O curso de pós-graduação da FAAP terá aulas expositivas sobre todos os aspectos da cadeia produtiva, desde a origem da matéria-prima até as questões de linguagem e mercado. O aluno também terá à disposição os ateliês e laboratórios da instituição para desenvolver projetos, construir protótipos e maquetes. "Grande parte do programa será baseado em atividades práticas em oficinas para a produção em diversas escalas e protótipos em dimensão real", destaca o professor Marcelo Aflalo.

Além de um corpo docente de professores atuantes no mercado, o curso contará ainda com seminários ministrados por professores convidados da Suíça e do Chile. O curso tem início previsto para setembro e as aulas ocorrerão às segundas e quartas-feiras no período noturno (poderão ocorrer atividades em alguns sábados). Mais informações sobre o conteúdo da pós-graduação estão disponíveis no link: www.faap.br/pos.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Arquitetura da Madeira" 16 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877855/inscricoes-abertas-para-o-curso-de-pos-graduacao-em-arquitetura-da-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.