Centro Nacional para o Patrimônio Imobiliário / Victor Marquez

Centro Nacional para o Patrimônio Imobiliário / Victor Marquez - Mais Imagens+ 17

  • Diretor De Projeto: Victor Marquez
  • Coordenador De Projeto: Angeles Miranda
  • Desenvolvimento De Projeto: Victor Marquez Arquitectos Sc
  • Engenharia Estrutural: Ubando
  • Engenharia Elétrica: Mepu Sa
  • Iluminação: Vma Sc
  • Construção: Sedena
  • Execução Elétrica: Sedena
  • Diretor De Construção: M. Ing. Carlos De La Fuente
  • Paisagismo: Jaime Schmidt, Victor Marquez, Angeles Miranda
  • Cidade: Ciudad de México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro
Croqui
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo bairro colonial de Coyoacan na Cidade do México abriga o novo Centro Nacional para o Patrimônio Imobiliário, que tem como missão a preservação e difusão de documentos, plantas e obras artísticas que integram o acervo patrimonial do México desde o século passado. Desde as etapas mais iniciais do projeto foi decidido demolir as antigas construções e estabelecer um novo programa que agregaria os espaços abertos e os edifícios públicos. O conceito inicial era separar as partes e organizá-las em diferentes edifícios de baixa altura, com personalidade própria. A primeira ação foi classificar, catalogar e determinar a saúde das árvores e espécies existentes do terreno. Após salvaguardar o patrimônio natural, foi dividindo o conjunto em zonas sob a premissa de desagrupar o programa, para que os espaços abertos sejam os grandes articuladores entre as partes.

O conjunto cultural se desenvolve em quatro edifícios que iniciam com o museu e suas galerias, o edifício de conservação e acervo, o auditório e o café central. Do ponto de vista da composição, alguns edifícios são claramente sólidos e opacos, em um importante contraste com os outros que são bastante translúcidos. As decisões neste sentido respondem principalmente à relação entre a economia energética e a atividade humana em seu interior. O tratamento cromático também cria tensões entre as gamas de cores neutras, discretas e atemporais como o preto, cinza e ferrugem, contra a intensidade do vidro dicroico, ou o laranja da pérgola principal.

© Jaime Navarro
Planta Baixa
© Jaime Navarro

De acordo com os arquitetos, algumas composições possuem referências mais diretas ou indiretas com alguns tratamentos de Emilio Ambaz e Francisco Mangado, ainda que de maneira geral, o desenho do Centro Cultural possui forte influência nos edifícios da Cidade Universitária, pioneiros do modernismo latinoamericano dos anos 50, organizados a partir de eixos e linhas ortogonais. Por outro lado, a ideia central do desenho se vê refletida na caixa de vidro do museu, onde é criada uma obra de arte que possa ser apreciada dos jardins e do café que a rodeia. A arquitetura deste volume se transforma em um objeto permanente da coleção. Sua envoltória de vidro dicroico rompe com o espectro de cor de acordo com a intensidade e temperatura de luz que incide, convertendo-se em uma espécie de caleidoscópio orgânico e dinâmico, também com referência cromática relacionada com a arte popular mexicana. Além disto, esse elemento recebe serigrafia plástica com um padrão que se assemelha a um painel vazado ou mesmo uma parede que se abre para o parque interno. A soma das cores intensas e a padronagem da serigrafia funcionam como uma tatuagem que distorce a percepção da relação interior-exterior, da luz e do espaço, conduzindo o visitante para uma experiência de uma viagem psicotrópica.

© Jorge Rodríguez Almanza

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Salvador Novo 9, Santa Catarina, 04010 Ciudad de México, CDMX, Mexico

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Nacional para o Patrimônio Imobiliário / Victor Marquez" [Center for the National Property Heritage / Victor Marquez] 20 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877810/centro-nacional-para-o-patrimonio-imobiliario-victor-marquez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.