Os 3 melhores vídeos do TED-Ed sobre cidades

TED-Ed é parte da organização sem fins lucrativos TED, mundialmente reconhecida por difundir ideias de variados assuntos com o objetivo de provocar mudanças nas atitudes, vidas e, em última instância, no mundo.

Diferente do formato padrão mais comum do TED em que os autores ditam conversas sobre uma ideia, no TED-Ed são elaboradas animações que dão vida às chamadas palestras. Desta forma, os vídeos seguem sendo educativos, mas com um caráter muito mais direto e lúdico.

Então, como a cada certo tempo compartilhamos TED Talks, desta vez quisemos mostrar três palestras do TED-Ed que abordam o tema das cidades a partir de diferentes perspectivas.

1. “Evolução em uma grande cidade"

O desenvolvimento das cidades eclodiu nos ecossistemas e, mesmo tendo o conhecimento de que a fauna e a flora acabaram adaptando-se a essa situação, não significa que o processo está pronto. De fato, ao analisar diferentes espécies a partir de uma perspectiva comportamental e genética, é possível reconhecer que elas ainda conservam um legado das mudanças que afetaram seus habitats. 

2. “Urbanização e o futuro das cidades"

Como foram estabelecidas as civilizações de 10 mil anos atrás e quais fatores influenciaram para que pudessem evoluir são os temas abordados pela primeira parte desta palestra.

Depois, com a pergunta, "qual é o futuro das cidades?", orienta-se a segunda parte do vídeo no qual coloca-se como principal desafio o aumento da população global, sobretudo nas áreas urbanas de países mais pobres. Frente a isso, o que as cidades terão que fazer para oferecer uma qualidade de vida adequada?

3. O grafite é arte? Ou vandalismo?

De tempos em tempos, o debate sobre se o grafite é arte ou vandalismo segue vigente. Apesar disso, muitos parecem esquecer que a pintura em paredes é um dos primeiros tipos de registro de antigas civilizações e o início de uma nova forma de comunicação nos espaços públicos.

As opiniões negativas que existem sobre o grafite por parte de alguns setores não é nova. Mais do que isso, nesta animação, explica-se que a discussão remonta ao século V. O que gerou essa expressão? Atualmente, é válido manter esta valorização? O que significa sua existência nos espaços públicos? Essas e outras perguntas são respondidas por esta palestra.

Se você quiser assistir aos vídeos legendados, ative a opção de legendas e escolha o idioma nos botões do canto inferior direto ao lado do vídeo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Os 3 melhores vídeos do TED-Ed sobre cidades" 17 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877679/3-melhores-videos-do-ted-ed-sobre-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.