Casa Pacaembu / DMDV arquitetos

Casa Pacaembu / DMDV arquitetos - Fachada, AidoCasa Pacaembu / DMDV arquitetos - Fachada, Jardim, AidoCasa Pacaembu / DMDV arquitetos - Fachada, AidoCasa Pacaembu / DMDV arquitetos - Jardim, AidoCasa Pacaembu / DMDV arquitetos - Mais Imagens+ 20

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: DMDV arquitetos; DMDV arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maira Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armatex, Atlas Concorde, Colormix, Jmar, Monet, Tronco
  • Projeto De Paisagismo : KM arquitetura Paisagistica
  • Projeto Estrutural E De Fundações : LHG
  • Projeto De Instalações : Ramoska & Castellani
  • Construção : Edificon
  • Equipe: André Dias Dantas, Bruno Vitorino, Renato Dalla Marta, Maíra Baltrusch, Rafhael Silva, Fernanda Miguel, Victor Vernaglia, Aline Pinheiro, Ronielle Laurentino e Fabiana Kalaigian.
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pacaembu / DMDV arquitetos - Fachada, Aido
© Maira Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida do projeto da Casa Pacaembu, projetada pelo escritório DMDV arquitetosem São Paulo, foi a decisão entre reformar profundamente a construção original ou a demoli-la para projetar uma nova residência. Após o estudo do programa desejado pelos moradores, da implantação da antiga casa, e da análise do sistema estrutural da construção existente - que não permitia grandes intervenções –, o escritório optou por sugerir uma nova casa, em estrutura metálica.

Casa Pacaembu / DMDV arquitetos - Sofá
© Maira Acayaba

A opção reduziu o prazo de execução e viabilizou maiores vãos, livrando o pavimento térreo de interferências estruturais e permitindo os balanços que configuram espaços de permanência protegidos e interligados aos jardins externos. Parte dos materiais da antiga construção foi utilizada na nova moradia, como os tijolos que podem ser vistos aparentes nas fachadas, as pedras de piso que compõem o paisagismo e parte do madeiramento da antiga construção.

Planta - Térreo

O lote de geometria irregular e acentuado aclive, bem como a análise solar, foram determinantes na distribuição do programa e na organização espacial do projeto. O pavimento inferior, ao nível da rua, abriga a garagem para 4 automóveis, lavanderia, depósitos e áreas técnicas. Por estar parcialmente enterrado, esse é o único pavimento construído em concreto. A iluminação e ventilação desses ambientes é feita através de aberturas para um pequeno jardim que abriga a central de aquecedores e uma cisterna enterrada para captação da água da chuva que é reutilizada pelo sistema de irrigação automático dos jardins.

Casa Pacaembu / DMDV arquitetos - Fachada, Aido
© Maira Acayaba

No pavimento superior – o térreo -, está a principal área de permanência, convívio e lazer da família, composta pela sala de estar, jantar, cozinha e home theater. A integração das áreas internas com os jardins externos foi priorizada através da adoção de fechamentos de vidro em todo o perímetro.

Planta - 1º Pavimento

As áreas externas foram separadas em dois jardins: um na porção frontal do lote, conectado a cozinha e sala de jantar, e outro maior ao fundo que abriga a piscina e deck de madeira, e se conecta a varanda e churrasqueira, bem como a edícula, uma caixa revestida de madeira que possui dois pavimentos compostos pela brinquedoteca que se abre para o jardim, e sobre a mesma, o espaço para sauna e descanso.

Casa Pacaembu / DMDV arquitetos - Fachada, Jardim, Aido
© Maira Acayaba

No primeiro pavimento ficam os 3 dormitórios, sendo que os dois frontais estão separados do dormitório do casal na porção posterior pelo vazio do pé direito duplo da sala. Para proteger as esquadrias do sol poente, adotou-se muxarabis de madeira cumaru para resguardar os vidros de vedação melhorando o conforto térmico.

Corte

No último pavimento, de onde se tem a vista do vale do Pacaembu, está o escritório, também protegido do sol por brises verticais de madeira cumaru e conectado a 2 terraços descobertos permeados por jardineiras integradas aos guarda-corpos metálicos.

Casa Pacaembu / DMDV arquitetos - Janela, Fachada
© Maira Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pacaembu / DMDV arquitetos" 17 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877665/casa-pacaembu-dmdv-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.