Centro de Saúde em Valenzá / IDOM

Centro de Saúde em Valenzá / IDOM - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: IDOM; IDOM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1952
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aitor Ortiz
  • Arquitetos Colaboradores: Cesar Jiménez Valcárcel, João Rafael Abreu Fortes, Pilar Romero Cajigal, Ingrid Valero Geli, Julia Míguez Rey
  • Paisagista: Julia Metrass Mendes
  • Arquitetos Técnicos: José Ángel Rodríguez Souto, Josu Novoa Hernández
  • Estruturas: Alejandro Bernabeu Larena, Victoriano Sancho Villasante, Juan Rey Rey (Mecanismo S.L.) Pablo Vegas González (Mecanismo S.L.)
  • Instalações: Miguel Ces Pérez, Cesáreo Pose Núñez (C&G Técnicos Asociados), Mª José Germil Feás (C&G Técnicos Asociados)
  • Revisão: Galo Zayas Carvajal
  • Gestão Da Obra: López Fando Asociados SL
  • Construtora: UTE Extraco SA – Misturas SA
  • Arquiteto Responsável: Jesús Llamazares Castro
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Aitor Ortiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício projetado para o novo centro de saúde de Valenzá, em Orense, está localizado em um terreno de mais de 3.666 m2, situado em uma área de prominente inclinação no meio do caminho entre o rio, a rodovia principal do município, em sua parte inferior e a autopista na parte superior da ladeira. 

© Aitor Ortiz

O terreno tem a peculiaridade da sua dimensão longitudinal e está limitado na parte frontal. Ao leste, está limitado por uma via de acesso e um bloco longitudinal de moradias de quatro pavimentos e na parte oeste por um talude de grande dimensão com um desnível superior aos 16-18 metros. 

© Aitor Ortiz

A implantação urbana do novo centro de saúde torna presente esta delicada situação. Com essas premissas de partida procura-se uma correta localização que minimize o impacto visual e construtivo deste nível, diminuindo o efeito de "encaixotamento" do centro no terreno. O edifício eleva-se levemente sobre a cota do terreno e se resolve com um corpo longitudinal de um pavimento, encaixado no talude e um nível superior disposto em posição central em torno de um pátio interior. 

© Aitor Ortiz
© Aitor Ortiz

Desde o ponto de vista urbano, planeja-se uma solução que permite, ao mesmo tempo, a criação de espaços públicos de interesse e o correto funcionamento do centro. Cria-se uma praça de entrada vinculada ao acesso principal e de ambulâncias, salas de instalações em uma posição centralizada no terreno, minimizando os percursos e uma praça posterior vinculada às salas de jogos e espera da pediatria, à sala de reuniões e aos programas que podem requerer um acesso independente. As praças se qualificam com a presença das árvores, bancos ou escadas e suaves rampas ou arquibancadas na fachada norte do terreno, minimizando o impacto do talude nesta área e integrando-o em uma proposta urbana unitária. 

© Aitor Ortiz
Planta

No momento de desenhar o projeto confere-se especial atenção a proteção ao excessivo soleamento e a busca por uma correta iluminação, assim como a potencialidade de uma ventilação natural cruzada dos ambientes.

© Aitor Ortiz

O programa se divide em quatro grandes áreas de atenção ao paciente além daquelas áreas destinadas à gestão e manutenção do centro. O centro conta com 5 consultórios de medicina geral, 5 de enfermaria, 1 destinado à obstetrícia, 1 sala de educação para saúde, 1 consultório odontológico + higienista, 1 sala de exames, 1 sala técnica, 1 sala polivalente, 1 sala para mulheres, 1 consultório de urgências, 2 consultórios de pediatria, 2 consultórios de enfermaria pediátrica, sala de estar dos funcionários, sala de reuniões e biblioteca. 

© Aitor Ortiz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Valenzá, Orense, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro de Saúde em Valenzá / IDOM" [Centro de Salud en Valenzá / IDOM] 18 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877616/centro-de-saude-em-valenza-idom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.