![](https://images.adsttc.com/media/images/58ce/a770/e58e/ce29/c100/01cc/newsletter/C_Shawn_Liu_Studio_2.jpg?1489938279)
- Área: 1240 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Shawn Liu Studio
-
Fabricantes: Forbo Flooring Systems, Rak ceramics, Shiang Ye Industrial Co, Taiwan Glass, Yuangee Industrial
![](https://images.adsttc.com/media/images/58ce/a7d3/e58e/ce29/c100/01d1/newsletter/C_Shawn_Liu_Studio_13.jpg?1489938378)
"Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descendia do céu de Deus...
A cidade estava disposta como uma praça, tão larga quanto comprida...
A cidade não necessita do sol ou da lua para brilhar nela, porque a glória de Deus lhe dá luz e o Cordeiro é sua lâmpada.
A glória e a honra das nações serão introduzidas nela. "
[Apocalipse 21:2, 16, 23 & 26]
![](https://images.adsttc.com/media/images/58ce/a7eb/e58e/ce29/c100/01d2/medium_jpg/C_Shawn_Liu_Studio_1.jpg?1489938403)
Este projeto surge de uma visão que o pastor recebeu: a Igreja Tainan Tung-Men (TMHC) simbolizando uma águia como metáfora bíblica e é como um aeroporto , servindo como portão de embarque para os ateus entrarem no reino de Deus.
![](https://images.adsttc.com/media/images/58ce/a7bf/e58e/ce29/c100/01d0/medium_jpg/C_Shawn_Liu_Studio_12.jpg?1489938358)
O terreno da nova igreja está rodeado por edifícios residenciais seculares. Em resposta a este tecido da cidade contextual, assim como a visão do pastor, os pavimentos inferiores da igreja são utilizados como espaços de socialização, como cafeteria e biblioteca familiar, convidando e tecendo a igreja com a vida da bairro. Por outra parte, a escada branca se desmaterializa, leva até o santuário acima e transforma a característica espacial do espaço mundano ao santificado guiando o ato de elevar-se e girar através da luz natural.
![](https://images.adsttc.com/media/images/58ce/a74d/e58e/ce29/c100/01cb/newsletter/Diagram_1.jpg?1489938245)
O santuário significa o espaço santo para adorar a Deus e é um volume cúbico de dois pavimentos formado por concreto moldado no lugar e iluminado por luz suave que é filtrada através das telas perfuradas de alumínio no exterior da igreja. Uma escada de madeira em balanço na parte posterior do santuário leva o usuário ao céu figurativamente antes de conectar-se novamente ao santuário do mezanino. O usuário tem uma experiência visual diferente no mezanino aberto adjacente olhando em direção a parte posterior do santuário. A escada vertical branca termina no último pavimento da igreja, que consta de três salas de oração separadas. O usuário, na parte superior da escada, olha para fora sobre a prominente cruz branca que se eleva por cima do vidro em direção a escada.
![](https://images.adsttc.com/media/images/58ce/a7f7/e58e/ceb1/2800/00bb/newsletter/C_Shawn_Liu_Studio_10.jpg?1489938415)
![](https://images.adsttc.com/media/images/58ce/a6ef/e58e/ceb1/2800/00b1/newsletter/Section_1.jpg?1489938153)
![](https://images.adsttc.com/media/images/58ce/a791/e58e/ceb1/2800/00b7/newsletter/C_Shawn_Liu_Studio_14.jpg?1489938314)
A igreja é composta principalmente de concreto equilibrado com as cores cálidas de madeira e cobre usadas para a cobertura curva do santuário, além da escada de carvalho e das telas metálicas, como penas, na fachada principal.
![](https://images.adsttc.com/media/images/58ce/a728/e58e/ce29/c100/01c9/medium_jpg/Process_sketch_3.jpg?1489938208)
As telas perfuradas de alumínio ou "penas" no exterior da igreja rendem homenagem a metáfora da águia, conectando esta arquitetura contemporânea aos membros da igreja a nível emocional. A orientação de cada pena é calculada através da sequência de Fibonacci e varia por incrementos de dois graus de pena a pena. Assim, a fachada principal da igreja parece ser suave, transparente e fluida. Olhando desde o interior, as penas formam uma tela que apresenta o mundo secular exterior em uma luz diferente.
![](https://images.adsttc.com/media/images/58ce/a715/e58e/ce29/c100/01c8/medium_jpg/C_Shawn_Liu_Studio_5.jpg?1489938188)