Faculdade de Arquitetura Hochschule für Technik / Berger Röcker

Faculdade de Arquitetura Hochschule für Technik / Berger Röcker - Mais Imagens+ 20

Stuttgart, Alemanha
  • Projeto Estrutural: Mayr Ludescher Partner, Stuttgart
  • Projeto De Hvp: Carpus+Partner AG, Aachen / Ulm
  • Projeto Elétrico: Conplaning GmbH, Ulm
  • áreas Externas: Pfrommer + Roeder, Stuttgart
  • Arte Em Construção: Martin Bruno Schmid
  • Cidade: Stuttgart
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Oliver Rieger Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro da cidade, na porção mais ao sul da Breitscheidstrasse entre as ruas Kiene e Buechsenstrasse foi construída a expansão da Faculdade de Arquitetura Hochschule für Technik, em nome do Estado de Baden-Wuerttemberg. Deveria ser um cartão de visita para a universidade como um ponto de referência no centro da cidade.

© Niels Schubert Fotograf

A estrutura existente foi ocupada e ampliada, variando suas dimensões e as distâncias entre as sucessivos lâminas. A primeira fase consiste em três destas lâminas conectadas através de dois pórticos de vidro. O projeto poderia ser completado, em uma segunda fase de construção, com mais outras duas barras. Isso porque, todo o edifício foi planejado e definido com precisão por um embasamento comum. Através do declive natural ao longo da Breitscheidstrasse, o embasamento aflora revelando seu comprimento total como uma base sólida. A altura foi definida a partir dos edifícios existentes da Kienestrasse. Resultando assim, em uma construção de até quatro pavimentos, que se adapta naturalmente ao espaço da rodovia.

© Oliver Rieger Photography
Plantas
© Oliver Rieger Photography

O novo edifício é dividido em três lâminas paralelas conectadas por dois pórticos de vidro. Ambas as faixas translúcidas, abrigam as salas que se voltam para o exterior, compreendidas externamente como faixas no corpo do edifício. Os componentes no piso térreo, estão conectados por uma amplo foyer que funciona como uma rua interna. No andar de baixo, há salas de conferências e seminários, a cozinha de apoio e o laboratório de luz. No subsolo se encontram as oficinas e salas de armazenamento. Estas têm acesso direto as áreas técnicas. Nos andares superiores as duas lâminas ocidentais abrigam mais salas para seminários e palestras, além das instalações informatizadas, enquanto que a lâmina leste, é ocupada pela reitoria. 

Cortes

Todos os materiais (principalmente concreto, vidro e alumínio), são utilizados e apresentados em seu modo natural como parte do conceito arquitetônico. Os elementos estilísticos, a redução dos elementos ornamentais e o uso sensato dos materiais criam uma atmosfera pacífica, a qual constitui o contexto apropriado para um uso flexível do espaço. A parede de vidro situada externamente ao fundo do núcleo isolado de concreto, é um elemento de caráter da fachada. Brises de aletas de alumínio protegem os espaços internos do superaquecimento. As salas, todas com as mesmas profundidades, auxiliam a aumentar a flexibilidade do edifício.

© Berger Röcker Architekten

O novo edifício foi construído como um esqueleto de concreto reforçado. Completamente moldado em loco, tanto interna quanto externamente. Os pilares de concreto são elementos de suporte, sob os quais se apoiam as sólidas lajes de concreto armado. O interior do edifício está levemente separado desta estrutura de suporte.

© Berger Röcker Architekten

A acessibilidade é atendida em todas as áreas e níveis de construção e também no exterior. A entrada está no nível da calçada de acesso.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Stuttgart, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Faculdade de Arquitetura Hochschule für Technik / Berger Röcker" [Hochschule für Technik / Berger Röcker] 10 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877393/faculdade-de-arquitetura-hochschule-fur-technik-berger-rocker> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.