O entorno do Convento de Carmo pelas lentes de Fernando Guerra

Continuando com nossa série de publicações de fotografias de Fernando Guerra de obras icônicas, temos hoje o projeto de Álvaro Siza para a revitalização do entorno do Convento de Carmo, na cidade de Lisboa.

Após um incêndio em 1988 o bairro do Chiado teve boa parte de seus edifício danificados ou parcialmente destruídos. Contratado para um projeto urbano que já dura mais de uma década e prevê planos mais amplos para área, Siza criou um passeio de pedestres e pátios públicos que permitem amplas vistas de Lisboa, intermediando os lances de escada que vencem a diferença de nível.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Acima de tudo, o projeto objetiva a valorização do patrimônio histórico presente no local, ao passo que também conforma diversas área de lazer e convívio nos seus patamares. Em suma, conforma a ligação entre o chamado “Pátio B”, as ruínas da Igreja do Carmo, ao largo do Carmo e ao elevador de Santa Justa. De acordo com a Câmara de Lisboa, era “necessário concluir um percurso de lógica urbana e refazer o que antes existiu, promovendo a revitalização de espaços abandonados no coração da cidade”.

© Fernando Guerra | FG+SG

O projeto utiliza materiais usuais na arquitetura portuguesa, tanto na tradicional como na contemporânea, conectando-se sem romper ao patrimônio construído. A pavimentação é realizada com pedras portuguesas brancas e escuras em alguns pontos. Já bancos e acabamentos são construídos em pedra natural polida e os guarda-corpos em metal fosco escuro. Alguns planos verticais são pintados na mesma cor que as paredes das edificações históricas, interligando ainda mais as duas camadas históricas. 

© Fernando Guerra | FG+SG

Confira todas as imagens da obra a seguir:

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "O entorno do Convento de Carmo pelas lentes de Fernando Guerra" 08 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877301/o-entorno-do-convento-de-carmo-pelas-lentes-de-fernando-guerra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.