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- Área: 780 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Nicolas Castes
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Fabricantes: RAICO, ROLPIN, Soprema
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Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração da região de Landes (na costa sudoeste francesa), há o tombado santuário de pássaros de Arjuzanx, de 2.000 hectares. Ele nasceu a partir da renovação de uma antiga mina de lignite pela companhia francesa de eletricidade (EDF). A mina hoje se tornou um lago e local de nascimento de inúmeras garças cinzas migratórias.
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Uma linha na paisagem
Na escala do terreno, o novo edifício insere-se de maneira lógica na paisagem. Situada ao longo de um importante eixo da paisagem que liga as duas margens do lago e estrutura todo o projeto, a edificação oferece uma perspectiva visual que é destacada por sua grande e dinâmica cobertura.
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Um convite para viajar
Como dar sentido à arquitetura de acordo com a história do lugar? Aqui, a ideia de uma viagem no tempo é predominante. Este conceito se traduz no espaço: a galeria de exposições é projetada como uma preparação para uma viagem. O Pavilhão Água é uma doca para pequenos barcos, quase em movimento. E o barco nos carrega pelo lago para descobrir a paisagem do lugar como era há vários milhões de anos, quando o lignite foi formado.
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Um Centro de Descoberta
Criamos uma arquitetura muito aberta no terreno. Não é um centro de visitação clássico, mas um "centro de descoberta". Ao contrário de um museu, não visa manter o público dentro de uma exposição, mas, paradoxalmente, convidar os visitantes a sair e a descobrir toda a área e seus arredores.
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Evocação do voo
Em Arjuzanx, a paisagem é bastante horizontal. Caracteriza-se por mudanças na atmosfera, por variações de brilho e pela presença de garças. Não foi necessário criar barreiras visuais, mas sim reforçar esses efeitos aéreos. Daí a ideia de um edifício que nasce "de cima" e repousa delicadamente no chão, traduzido pela leveza dos telhados.
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O espírito de uma casa
Como em todos os projetos, queremos que as pessoas se sintam em casa. Todos os espaços são projetados e organizados nesse sentido, como se estivéssemos entrando em uma casa. É dada grande atenção às condições locais: luz, sombras, orientações, enquadramento, proteção contra os ventos predominantes. Os materiais são inspirados ou derivados da natureza. Tudo é feito para dar a sensação de um lugar acolhedor e aberto à natureza e à paisagem.
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