Reserva Natural Arjuzanx / Inca Architectes + ALEP Landscape

Reserva Natural Arjuzanx / Inca Architectes + ALEP Landscape - Mais Imagens+ 15

Arjuzanx, França
  • Arquitetos: ALEP Landscape, Inca Architectes; ALEP Landscape, Inca Architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  780
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nicolas Castes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  RAICO, ROLPIN, Soprema
  • Cliente: Syndicat Mixte de Gestion Milieux Naturels
  • Paisagismo: Emmanuel Guillemet
  • Engenharia: TPFI ingénierie
  • Financeiro: BM Forgue
  • Naturalista: François Macquart Moulin
  • Cenografia: Maskarade
  • Arquiteto Responsável: Gilles Marty
  • Cidade: Arjuzanx
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Nicolas Castets

Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração da região de Landes (na costa sudoeste francesa), há o tombado santuário de pássaros de Arjuzanx, de 2.000 hectares. Ele nasceu a partir da renovação de uma antiga mina de lignite pela companhia francesa de eletricidade (EDF). A mina hoje se tornou um lago e local de nascimento de inúmeras garças cinzas migratórias.

© Nicolas Castets

Uma linha na paisagem

Na escala do terreno, o novo edifício insere-se de maneira lógica na paisagem. Situada ao longo de um importante eixo da paisagem que liga as duas margens do lago e estrutura todo o projeto, a edificação oferece uma perspectiva visual que é destacada por sua grande e dinâmica cobertura.

© Nicolas Castets

Um convite para viajar

Como dar sentido à arquitetura de acordo com a história do lugar? Aqui, a ideia de uma viagem no tempo é predominante. Este conceito se traduz no espaço: a galeria de exposições é projetada como uma preparação para uma viagem. O Pavilhão Água é uma doca para pequenos barcos, quase em movimento. E o barco nos carrega pelo lago para descobrir a paisagem do lugar como era há vários milhões de anos, quando o lignite foi formado.

© Nicolas Castets

Um Centro de Descoberta

Criamos uma arquitetura muito aberta no terreno. Não é um centro de visitação clássico, mas um "centro de descoberta". Ao contrário de um museu, não visa manter o público dentro de uma exposição, mas, paradoxalmente, convidar os visitantes a sair e a descobrir toda a área e seus arredores.

Corte
Corte

Evocação do voo

Em Arjuzanx, a paisagem é bastante horizontal. Caracteriza-se por mudanças na atmosfera, por variações de brilho e pela presença de garças. Não foi necessário criar barreiras visuais, mas sim reforçar esses efeitos aéreos. Daí a ideia de um edifício que nasce "de cima" e repousa delicadamente no chão, traduzido pela leveza dos telhados.

© Nicolas Castets

O espírito de uma casa

Como em todos os projetos, queremos que as pessoas se sintam em casa. Todos os espaços são projetados e organizados nesse sentido, como se estivéssemos entrando em uma casa. É dada grande atenção às condições locais: luz, sombras, orientações, enquadramento, proteção contra os ventos predominantes. Os materiais são inspirados ou derivados da natureza. Tudo é feito para dar a sensação de um lugar acolhedor e aberto à natureza e à paisagem.

© Nicolas Castets

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:40110 Arjuzanx, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reserva Natural Arjuzanx / Inca Architectes + ALEP Landscape" [Arjuzanx Natural Reserve / Inca Architectes + ALEP Landscape] 15 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877235/reserva-natural-arjuzanx-inca-architectes-plus-alep-landscape> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.