Harvard HouseZero - Um projeto que responde às mudanças climáticas

Como parte de um esforço global e interdisciplinar para combater as mudanças climáticas, os arquitetos estão dedicando recursos para otimizar a eficiência energética de edifícios antigos e novos. Este esforço é mais do que justificado, uma vez que os edifícios representam quase 40% das emissões do Reino Unido e dos EUA. Embora a sustentabilidade seja agora uma marca registrada de muitos novos projetos arquitetônicos, a ineficiência energética das estruturas dos séculos XVIII e XIX ainda contribui para as emissões globais de carbono em uma grande escala.

Para enfrentar o desafio da adaptação inteligente dos edifícios existentes, o Harvard Center for Green Buildings (CGBC) da Harvard University Graduate School of Design, em colaboração com Snøhetta e a Skanska Technology, está adaptando a sede do CGBC em uma fábrica de estrutura de madeira anterior a 1940, com o objetivo de criar um dos edifícios sustentáveis mais ambiciosos do mundo. HouseZero é conduzido por metas de desempenho intransigentes, como ventilação 100% natural, 100% de autonomia de luz natural e quase zero energia necessária para aquecimento e resfriamento. O resultado será um protótipo de ultra-eficiência, reduzindo a dependência de tecnologia intensiva em energia, criando simultaneamente um confortável ambiente interno.

Harvard HouseZero - Um projeto que responde às mudanças climáticas - Mais Imagens

A casa existente em madeira de 1940 se tornará a sede da CGBC. Image © Snøhetta
Uma série de características incluem células fotovoltaicas, uma bomba de calor, lâminas de janela e um respiradouro solar. Image © Snøhetta

Central para o HouseZero é a renovação de sua envoltória existente, com isolamento adicional, janelas ampliadas, claraboias e, fundamentalmente, a retenção do caráter histórico do edifício. O envelope é projetado para interagir com mudanças sazonais, respondendo às mudanças de qualidade do ar e requisitos de conforto. Sensores de sala sofisticados abrem e fecham as janelas para manter a qualidade do ar, enquanto uma "ventilação solar" direciona o ar através do espaço do porão. Ainda mais profundo, uma bomba de calor de fonte terrestre canaliza naturalmente água aquecida ou arrefecida através das lajes de piso dependendo da estação.

HouseZero Também tem como alvo a autonomia de iluminação, com lâminas esculpidas que protegem os espaços interiores do calor da luz solar direta durante os meses de verão, permitindo a luz solar do inverno em espaços para reduzir a demanda de calor sazonal.

Em conjunto com seus avanços ambientais, HouseZero adota uma abordagem amigável para reformas. Os materiais que favorecem a absorção acústica alinham o interior, enquanto a exposição dos feixes existentes para criar espaços de dupla altura também afeta positivamente a acústica e a percepção do usuário. A paleta de materiais no interior inclui gesso, madeira e concreto, escolhas influenciadas pelo aprimoramento da qualidade do ar, baixas emissões, disponibilidade local e criação de um ambiente interior equilibrado e confortável.

Apesar de suas disposições ambientais, a ZeroHouse também enfatiza o design amigável. Image Cortesia de Snøhetta/Plompmozes

A energia elétrica necessária para manter o ZeroHouse é derivada de painéis fotovoltaicos na cobertura. Uma única bateria é empregada para uso noturno e condições de pouca insolação sol, com a energia limpa excedente alimentando novamente a rede local.

Com esta série de alterações conscientes do ambiente, a ZeroHouse está visando um objetivo de longo prazo de autonomia energética completa. Para atender o objetivo de aquecimento máximo de 2° C estabelecido no Acordo de Clima de Paris, as decisões tomadas na HouseZero compensam as emissões ocultas geradas ao longo do ciclo de vida do edifício, desde a fabricação até a desmontagem.

ZeroHouse visa tornar-se completamente autônomo energeticamente. Image Cortesia de Snøhetta/Plompmozes

Antes disso, esse nível de eficiência só poderia ser alcançado em construções novas, diz Ali Malkawi, professor de tecnologia arquitetônica da Harvard Graduate School of Design. Queremos demonstrar o que é possível, mostrar como isso pode ser replicado em quase qualquer lugar e resolver um dos maiores problemas de energia do mundo - edifícios existentes ineficientes.

Você pode aprender mais sobre o HouseZero a partir do site oficial.

Notícia via: Snøhetta.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Harvard HouseZero - Um projeto que responde às mudanças climáticas" [Harvard HouseZero - A Retrofit Response to Climate Change ] 05 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877150/harvard-housezero-um-projeto-que-responde-as-mudancas-climaticas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.