Centro Pompidou divulga filial em Xangai projetada por David Chipperfield Architects

O escritório David Chipperfield Architects divulgou o projeto da mais nova filial do Centro Pompidou, o West Bund Art Museum em Xangai. A instituição parisiense revelou os detalhes com o anúncio de um acordo de 5 anos com o West Bund Group para organizar exposições no museu a partir de 2019. Aproximadamente 20 exposições - incluindo uma com foco na arte chinesa contemporânea - farão parte do acordo, descrito pelo Centro Pompidou como "o mais importante projeto de intercâmbio cultural a longo prazo" entre a França e a China.

Centro Pompidou divulga filial em Xangai projetada por David Chipperfield Architects - Mais Imagens+ 24

Cortesia de DCA

Descrição pelos arquitetos.

O novo West Bund Art Museum é um edifício proeminente do masterplan da costa oeste de Xangai. O objetivo do projeto é criar um lugar especial às margens do rio, onde os visitantes podem visitar o museu e também desfrutar da orla e das vistas que ela proporciona para o centro de Xangai. Devido à sua situação com um ponto isolado ao norte da cidade, onde a estrada e o rio se separam para formar um generoso parque verde entre eles, o museu será a principal instituição cultural que os visitantes encontrarão ao chegarem ao Xuhui Riverside District através da costa de Xangai. O edifício terá uma estreita é importante relação com seu entorno.

Cortesia de DCA
Cortesia de DCA
Cortesia de DCA

Os três volumes da galeria de exposições, com aproximadamente 18 metros de altura, definem a volumetria do edifício nos lados norte, oeste e sul do terreno. As galerias expositivas foram empilhadas e as suas alturas estão configuradas para permitir a iluminação indireta das galerias inferiores, enquanto que as galerias superiores são iluminadas diretamente. Além disso, cada galeria do pavimento superior apresenta um ampla janela que oferece vistas para o centro de Xangai, as margens do rio Huangpu e o parque mais ao sul.

Cortesia de DCA
Cortesia de DCA

O museu está posicionado nas bordas externas do terreno de modo a criar um espaço único às margens do rio. A área central do edifício contém 3 elementos que definem o espaço principal; um saguão de três pavimentos com um átrio central de pé direito triplo, um pavilhão longitudinal com o café, localizado às margens do rio, que conta com um terraço que o conecta ao átrio superior e um pátio rebaixado que liga o nível subterrâneo do museu com o terraço e o passeio à beira mar.

Cortesia de DCA
Cortesia de DCA

Início do projeto: 2013
Conclusão prevista:
2019
Área bruta: 24000 m2
Cliente: Shanghai West Bund Development Group Co., Ltd.
Arquitetura: David Chipperfield Architects Berlin, Shanghai
Parceiros: Alexander Schwarz, Mark Randel, Martin Reichert, Libin Chen
Arquitetos projetistas: Diana Schaffrannek, Chuxiao Li, Haishan Li
Arquitetos de contato: Shanghai Urban Architectural Design Co., Ltd.
Arquitetura paisagística: Levin Monsigny Gesellschaft von Landschaftsarchitekten
Consultor estrutural: Arup
Engenharia estrutural: Shanghai Urban Architectural Design Co., Ltd.
Consultor de fachadas: Drees & Sommer Engineering Consulating (Shanghai) Co., Ltd.
Consultor de serviços: WSP Parsons Brinckerhoff Engineering Services
Engenharia de serviços: Shanghai Urban Architectural Design Co., Ltd.

Via David Chipperfield Architects Berlin, Shanghai

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Centro Pompidou divulga filial em Xangai projetada por David Chipperfield Architects" [Pompidou Center to Open Gallery in Shanghai, Designed by David Chipperfield Architects] 08 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877144/centro-pompidou-divulga-filial-em-xangai-projetada-por-david-chipperfield-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.