Residência Brisas del Cabo / José Manuel Álvarez Cruz

Residência Brisas del Cabo / José Manuel Álvarez  Cruz - Mais Imagens+ 23

Malpais, Costa Rica
  • Engenharia Elétrica: R. Palma
  • Construtora: Alex Skinner
  • Topógrafo: Edgardo Rodriguez
  • Arquiteto Responsável: José Manuel Álvarez Cruz
  • Cidade: Malpais
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
© Roberto D’Ambrosio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Escondida entre as montanhas de Malpaís, em Cóbano, encontra-se no ponto de fuga para a residência Brisas del Cabo. 

© Roberto D’Ambrosio
Planta
© Roberto D’Ambrosio

Este projeto, realizado em 2014, buscou sobretudo maximizar a apreciação da incrível vista que nos proporcionava o terreno e, ao mesmo tempo, criar um equilíbrio entre as necessidades de comodidade e descontração dos clientes.

© Roberto D’Ambrosio

Desfrutar da vida "exterior" foi um dos eixos temáticos sobre os quais orbitou o processo projetual. Através do uso de ventilação natural e cruzada, conseguiu-se que, inclusive, durante o calor do meio típico da região, os habitantes da casa pudessem desfrutar suas áreas comuns sem necessidade de condicionantes artificiais para agregar frescor. 

© Roberto D’Ambrosio

Os amplos terraços, que nos remetem a sabedoria dos nossos avós ao construir grandes corredores nas casas guanacastecas de antigamente, permitem o contato direto com a natureza e a linha entre o dentro e fora, virtualmente desaparece. As espaçosas áreas comuns, tanto internas como externas, não possuem divisões, o que permite a interação entre as pessoas desde vários pontos da moradia. 

© Roberto D’Ambrosio

A vegetação existente no resto da propriedade foi conservada praticamente intacta o que enfatiza também a variada fauna que se pode observar ao redor da residência, aumentando desta forma a sensação de contato com a natureza e equilíbrio com o ambiente. 

© Roberto D’Ambrosio
Cortesía de José Manuel Álvarez Cruz
© Roberto D’Ambrosio

O arquiteto tem interesse em desenvolver o tema da "tropicalidade" na arquitetura, tratando sempre de não alterar o entorno e de harmonizar a arquitetura com o clima e natureza.

© Roberto D’Ambrosio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Brisas del Cabo / José Manuel Álvarez Cruz" [Casa Brisas del Cabo / José Manuel Álvarez Cruz] 10 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877082/residencia-brisas-del-cabo-jose-manuel-alvarez-cruz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.