Como construir um edifício de 1000 m² em poucos meses

Depois do protótipo Gomos#1 e da exposição na Bienal de Veneza, o estúdio SUMMARY revela um novo projeto usando o seu sistema construtivo modular.

O programa deste edifício inclui várias unidades de habitação coletiva e espaços de serviço multifuncionais. A localização não podia ser mais genérica - na lateral de uma estrada nacional em Vale de Cambra, Portugal, onde a malha urbana é absolutamente dispersa e sem alinhamentos claros. A exigências por parte do cliente eram claras e estavam definidas desde o primeiro momento: a construção teria de ser rápida, econômica e modificável ao logo do tempo, consoante as diferentes necessidades que pudessem surgir. O conteúdo desta encomenda levou o estúdio a utilizar elementos pré-fabricados e a deixar partes do projeto indefinidas.

Cortesia de SUMMARY

Nas palavras de Alejandro Aravena, “o conjunto de elementos pré-fabricados da SUMMARY consegue equilibrar as lógicas da infraestrutura pré-fabricada e da arquitetura enquanto suporte”*. Este projeto configura mais um exemplo prático desta abordagem arquitetônica, assumindo a rapidez de construção, a flexibilidade e a optimização de recursos como temas centrais.

A estratégia de projeto definida é bastante simples: 2 programas diferentes são colocados em 2 pisos diferentes. O rés-do-chão é ocupado com os espaços de serviço multifuncionais, em contacto direto com a via pública; o piso superior destina-se às unidades de habitação. Cria-se um acesso independente para cada um destes programas tendo em conta os usos diversos colocados a níveis diferentes, tirando partido da inclinação natural do terreno.

O rés-do-chão é composto por painéis estruturais pré-fabricados em todo o seu perímetro. Tendo em consideração a localização do edifício (numa lateral de uma estrada nacional onde tudo acontece demasiado rápido!) e as exigências da encomenda, os espaços de serviço multifuncionais são concebidos de forma absolutamente flexível: a compartimentação interior é feita através de painéis removíveis que contêm calhas interiores para fazerem a passagem das infraestruturas de água e eletricidade. Isto permite futuros ajustes e modificações do espaço: é possível adicionar ou remover compartimentos ou fazer com que todo o piso funcione como um grande open-space. Os utilizadores farão o seu próprio espaço, de acordo com o programa a desempenhar no momento.

O piso superior é integralmente composto por módulos do Sistema Gomos. Considerando que a área máxima a construir legalmente permitida era muito limitada, o espaço vazio exigido é utilizado como separador das várias unidades de habitação. Concebido e licenciado como um projeto de habitação coletiva, com estas separações o projeto incorpora as principais vantagens da habitação individualizada: entradas claramente individualizadas e uma completa separação acústica entre as diferentes unidades.

Planta - Superior

A obra de Vale de Cambra já arrancou e estará concluída até ao final de 2017.

Cortesia de SUMMARY

INFORMAÇÃO TÉCNICA

Arquitetura: SUMMARY
Engenharia: FTS, Technical Solutions
Pré-fabricação e Montagem: Farcimar, Soluções em Pré-Fabricados de Betão
Categoria: Serviços / Habitação Coletiva
Estado: Em Construção
Ano: 2017
Área de Construção: 970 m2
Material Predominante: Betão Armado (Concreto Armado)
Localização: Vale de Cambra, Portugal

*Curator’s Rationale, sobre a instalação SUMMARY (INFRASTRUCTURE-STRUCTURE-ARCHITECTURE) na Bienal de Arquitetura de Veneza 2016 “Reporting from the Front”.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Como construir um edifício de 1000 m² em poucos meses" 30 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876768/como-construir-um-edificio-de-1000-m2-em-poucos-meses> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.