Residência Binh / VTN Architects

Residência Binh / VTN Architects - Imagem 8 de 21
© Hiroyuki Oki

Residência Binh / VTN Architects - Imagem 1 de 21Residência Binh / VTN Architects - Imagem 2 de 21Residência Binh / VTN Architects - Imagem 3 de 21Residência Binh / VTN Architects - Imagem 4 de 21Residência Binh / VTN Architects - Mais Imagens+ 16

Ho Chi Minh, Vietnã
  • Arquiteto Responsável: Vo Trong Nghia
  • Equipe De Projeto: Masaaki Iwamoto, Chiang Hsing-O, Nguyen Tat Dat, Nguyen Duy Phuoc, Takahito Yamada
  • Construtora: Wind And Water House JSC
  • Projeção Da Edificação: 136m²
  • área Do Terreno: 321.6m²
  • Cidade: Ho Chi Minh
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Residência Binh / VTN Architects - Imagem 1 de 21
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma urbanização rápida, as cidades no Vietnã se afastaram das suas origens como espaços verdes e tropicais de baixa densidade. As áreas urbanas recém desenvolvidas estão perdendo sua conexão com a natureza. A residência Binh de Vo Trong Nghia Architects (VTN Architects) é um projeto da série "Casa para árvores", um desenho prototípico de moradias que proporciona espaços verdes dentro de um bairro de alta densidade. 

Residência Binh / VTN Architects - Imagem 21 de 21
Perspectiva

Os habitantes são uma família de três gerações, portanto, o desafio era criar espaços que permitam aos seus residentes interagirem e se comunicarem apesar das suas diferenças.

Residência Binh / VTN Architects - Imagem 6 de 21
© Hiroyuki Oki

Os jardins estão situados na parte superior dos espaços verticais; que são limitados por portas de correr de vidro. Esta estratégia não somente melhora o microclima através do uso da ventilação natural e da luz do dia, mas aumenta a visibilidade e a interação entre os membros da família. 

Residência Binh / VTN Architects - Imagem 17 de 21
Planta 01
Residência Binh / VTN Architects - Imagem 18 de 21
Planta 02

A sala de estar, de jantar, os dormitórios e a sala de estudo abrem-se continuamente. A partir o dormitório, a linha de visão pode chegar através dos jardins indo além das outras habitações. 

Residência Binh / VTN Architects - Imagem 7 de 21
© Quang Dam

As áreas de serviço como cozinha, banheiros, escadas e os corredores estão localizados na parte oeste para limitar a exposição da radiação de calor nas áreas frequentemente ocupadas. A variação vertical dos espaços cria uma diferença de pressão. Assim, quando forem construídas casas adjacentes, a ventilação natural é mantida. Graças à essas estratégias passivas, a residência sempre se mantem fresca no clima tropical. A utilização do sistema de ar-condicionado não é frequente. 

Residência Binh / VTN Architects - Imagem 2 de 21
© Hiroyuki Oki

Os terraços dos jardins abrigam grandes árvores para criar sombra, portanto, reduzem a temperatura interior. É possível cultivar verduras para servir às necessidades diárias dos seus residentes. Essa solução de cultivo vertical é adequada para moradias de alta densidade enquanto também contribui com a forma da vida vietnamita. 

Residência Binh / VTN Architects - Imagem 19 de 21
Planta 03
Residência Binh / VTN Architects - Imagem 15 de 21
© Hiroyuki Oki
Residência Binh / VTN Architects - Imagem 20 de 21
Planta - Cobertura

O uso de materiais sustentáveis como pedra natural, madeira e concreto aparene em conjunto com o microclima, permite que esta casa reduza consideravelmente o custo operacional e de manutenção. Até então, os residentes nunca utilizaram o ar-condicionado. A arquitetura não serve somente para satisfazer as preocupações funcionais e estéticas, mas também como um meio para conectar as pessoas umas com as outras e com a natureza. 

Residência Binh / VTN Architects - Imagem 11 de 21
© Quang Dam

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Binh / VTN Architects" [Binh House / VTN Architects] 07 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876726/residencia-binh-vtn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.