Sistema de baixo custo cria prateleiras a partir de perfis metálicos simples

A premissa para este projeto era criar um espaço icônico, com um conceito adaptável a qualquer local e versátil para expor os produtos. Também deveria ser um projeto que pudesse ser construído rapidamente e com um custo moderado.

Para atingir esse objetivo, DearDesign projetou uma loja aberta com uma estrutura que, apesar de sua aparência rígida e ortogonal, resolve a flexibilidade em termos de exposição de produtos. O design da loja é baseado em uma grade tridimensional inspirada na sequência de Fibonacci, que cria um ritmo variável em um volume permeável, ordenando o espaço e conformando nichos para exibir o produto ao longo do seu perímetro.

Sistema de baixo custo cria prateleiras a partir de perfis metálicos simples - Mais Imagens+ 24

Dos arquitetos. A estrutura é inteiramente resolvida pelo uso de um único elemento, escolhido por suas possibilidades construtivas, assim como pelas possibilidades de iluminação e custos de construção. Os perfis estruturais são usados para uma nova finalidade. Ao serem montadas, dobradas e aparafusadas juntas, funcionam como pregos, suportes de prateleiras e slots para iluminação embutida. A luz linear age como um elemento de composição que enfatiza o ritmo da grade e também destaca a estrutura de aço.

© Xavi Torrent
© Xavi Torrent

A fim de proporcionar espaço com leveza visual e amplitude, toda a grade perimetral da loja é suspensa. Um espelho na faixa de perímetro inferior enfatiza esse efeito, refletindo o pavimento contínuo e faz com que a loja funcione além de seus limites. O policarbonato celular atua como um complemento ideal para formar as prateleiras. Isso dá leveza ao espaço e permite a passagem da luz para que os produtos estejam bem iluminados.

© Xavi Torrent

A caixa registradora é integrada na mesma estrutura, tornando-se parte da grade. A ilha central das instalações, gerada por uma bandeja de madeira descansando em um cavalete de construção, visa fornecer a circulação da loja em seu perímetro e, ao mesmo tempo, resolve a exibição de acessórios menores de forma informal e acolhedora.

© Xavi Torrent

A própria loja funciona como uma vitrine e atua como uma atração para o visitante. A fachada de altura dupla permite a visualização da estrutura que, uma vez dentro, envolve o visitante. Para fortalecer a grade e alcançar um contraste maior, o teto foi pintado em preto para que a estrutura de aço galvanizado fosse enfatizada. Em contraste, a área inferior foi pintada em branco para que o produto ganhe destaque.

© Xavi Torrent

Arquitetos: Dear Design
Localização: Cornellá, Barcelona, Espanha
Ano: 2017
Diretor Criativo: Ignasi Llauradó
Colaboradores: Juan Verdeguer, Anna Garreta, Adriana Camps
Fotografias: Xavi Torrent

© Xavi Torrent

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Sistema de baixo custo cria prateleiras a partir de perfis metálicos simples" [This Low-Cost System Creates Sleek Shelving from Simple Plasterboard Profiles] 27 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876582/sistema-de-baixo-custo-cria-prateleiras-a-partir-de-perfis-metalicos-simples> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.