Arquitetos chilenos propõem equipamentos educacionais emergenciais modulares

Infraestruturas educacionais modulares para lugares apartados e para enfrentar desastres naturais. Essa foi a conclusão do Ministério da Educação (MINEDUC) do Chile ao analisar o impacto na infraestrutura educacional após as situações de emergência que o país tem sofrido desde o terremoto de 27 de fevereiro de 2010.

"Foram construídos equipamentos emergenciais baseados em contêineres e outros sistemas modulares, os quais proporcionaram uma solução rápida e imediata", explica o ministério em um comunicado, "mas que não eram sustentáveis a longo prazo, já que  se tratavam de infraestruturas que não eram projetadas para tal fim, e que portanto não cumpriam com condições básicas de infraestrutura para o processo de aprendizagem".

Para superar essa etapa, o ministério, junto à Corporação de Fomento da Produção (CORFO), lançou em fevereiro passado o concurso "Sistema modular para nuevos espacios educativos", cujos resultados acabam de ser anunciados. As propostas deveriam transmitir os conceitos de relocalização, modularidade, inovação, materialidade e sustentabilidade através de um sistema modular para três fases de crescimento e em três macrozonas climáticas do país sul-americano.

Nota: os autores mencionados a seguir são os listados para cada equipe conforme consta na ata da decisão do júri. A informação foi fornecida pelo Ministério da Educação.

Primeiro Lugar / B+V Arquitectos + CHEB Arquitectos + Arquicon

Primer Lugar. Image Cortesía de MINEDUC
Primer Lugar / Lámina 01. Image Cortesía de MINEDUC
Primer Lugar / Lámina 02. Image Cortesía de MINEDUC

Segundo Lugar / Cristián Maze

Segundo Lugar. Image Cortesía de MINEDUC
Segundo Lugar / Lámina 01. Image Cortesía de MINEDUC
Segundo Lugar / Lámina 02. Image Cortesía de MINEDUC

Terceiro Lugar / Gabriel Muñoz

Tercer Lugar. Image Cortesía de MINEDUC
Tercer Lugar / Lámina 01. Image Cortesía de MINEDUC
Tercer Lugar / Lámina 02. Image Cortesía de MINEDUC

Menção Honrosa / Horacio Schmidt

Mención Honrosa. Image Cortesía de MINEDUC
Mención Honrosa / Lámina 01. Image Cortesía de MINEDUC
Mención Honrosa / Lámina 02. Image Cortesía de MINEDUC

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Arquitetos chilenos propõem equipamentos educacionais emergenciais modulares" [Chile busca nuevos equipamientos educacionales de emergencia con estos diseños modulares] 25 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876458/arquitetos-chilenos-propoem-equipamentos-educacionais-emergenciais-modulares> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.