Casa-ateliê da Vila Charlote / grupoDEArquitetura

Casa-ateliê da Vila Charlote  / grupoDEArquitetura - Mesa, Bancada, Cadeira, VigaCasa-ateliê da Vila Charlote  / grupoDEArquitetura - Imagem 3 de 35Casa-ateliê da Vila Charlote  / grupoDEArquitetura - Mesa, Cadeira, Prateleira, VigaCasa-ateliê da Vila Charlote  / grupoDEArquitetura - Janela, FachadaCasa-ateliê da Vila Charlote  / grupoDEArquitetura - Mais Imagens+ 30

Presidente Prudente, Brasil
  • Arquitetos: grupoDEArquitetura; grupoDEArquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fissare Móveis e Design, Neorex, Regional Telhas, Tremar
  • Equipe: Lana Mika Ota / Vinicio Borges
  • Engenheiro Estrutural E Hidráulico : Amaro dos Santos
  • Engenheiro Elétrico : Alexsandro Rafael
  • Luminotécnico E Interiores : grupoDEArquitetura
  • Engenharia De Fundações : Soenvil
  • Paisagismo : Vitória Regia Garden
  • Arquiteta Responsável: Cristiana Pasquini
  • Cidade: Presidente Prudente
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa-Ateliê da Vila Charlote, galpão do grupo como carinhosamente a chamados, se instala em um lote pouco comum na cidade de Presidente Prudente, medindo 7,00 x 21,00 ele é resultado de um desmembramento que vem ocorrendo em bairros adjacentes à área central da cidade como resposta imediata ao alto preço da terra.

Casa-ateliê da Vila Charlote  / grupoDEArquitetura - Mesa, Prateleira, Viga
© Pedro Kok

Além de lotes com medidas menores, o local tem sofrido uma gradual troca de uso, sendo a ocupação residencial da sua formação, lentamente, dissipada pela inserção de barracões para uso de serviços gerais.  A desertificação e o esvaziamento oriundos desse processo são a principal causa de desgaste e insegurança dos moradores, que hoje são a maioria de idosos.

Por preservar parte da sua ocupação residencial o bairro ainda se mantém com alguma vivência urbana, e é desse aspecto que decorre a escolha do lote para a construção do edifício de uso misto: ao mesmo tempo em que está inserido em uma zona centralizada, o seu uso residencial soma forças à tentativa de mantermos a vivência e a ocupação urbana, vital para o espaço público e para a qualidade de vida da cidade.

Casa-ateliê da Vila Charlote  / grupoDEArquitetura - Mesa, Banco
© Pedro Kok
Corte
Casa-ateliê da Vila Charlote  / grupoDEArquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Pedro Kok

O programa se resolve em 220m² e abriga um galpão e uma residência. Um recuo não obrigatório de 3m à frente do prédio propicia uma pequena gentileza urbana e oferece uma zona de transição entre o espaço público e privado cedendo ao espaço público uma área de permanência. Uma casa sem portões é um convite ao encontro de calçada!

Casa-ateliê da Vila Charlote  / grupoDEArquitetura - Imagem 9 de 35
© Pedro Kok

Nas laterais o edifício toca as duas divisas e resolve a iluminação e ventilação com uma abertura zenital que percorre seu eixo longitudinal. Um volume que abriga toda instalação hidráulica, circulação e serviços atende aos dois pavimentos: banheiros e escada no térreo; cozinha, serviços e banheiros no superior, uma laje técnica coroa essa zona e oferece apoio aos equipamentos necessários. Outro volume solto no pavimento superior abriga a área íntima da casa.

Casa-ateliê da Vila Charlote  / grupoDEArquitetura - Imagem 10 de 35
© Pedro Kok

A estrutura de alvenaria de blocos de concreto é aparente. Uma laje maciça recebe a residência e, recuada do alinhamento lateral, permite que a iluminação zenital, além de encher a residência, toque o chão do pavimento térreo. No pavimento superior o fechamento frontal e dos fundos é feito com elementos vazados apoiados sobre uma viga metálica que faz a amarração do edifício, iluminação e ventilação cruzada são a função dos mesmos. A viga, nos fundos, se coloca abaixo do nível da laje exercendo o papel de um brise que protege do sol noroeste, à frente o sol sudeste desenha as paredes com sua luz colorida filtrada pelos cobogós.

Casa-ateliê da Vila Charlote  / grupoDEArquitetura - Imagem 22 de 35
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa-ateliê da Vila Charlote / grupoDEArquitetura" 24 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876302/casa-atelie-da-vila-charlote-grupodearquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.