Restaurante DANA / Arquitetura Nacional

Restaurante DANA   / Arquitetura Nacional - Janela, FachadaRestaurante DANA   / Arquitetura Nacional - Imagem 3 de 31Restaurante DANA   / Arquitetura Nacional - CorrimãoRestaurante DANA   / Arquitetura Nacional - FachadaRestaurante DANA   / Arquitetura Nacional - Mais Imagens+ 26

Distrito Industrial, Brasil
  • Arquitetos: Arquitetura Nacional; Arquitetura Nacional
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1078
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Eliane, Macom Cozinhas Industriais, Medabil Sistemas Construtivos, Renover, Tapetes Articulados, Udinese
  • Autores: Eduardo L. Maurmann, Elen B. N. Maurmann, Paula Otto, Lucas Pessatto e equipe Arquitetura Nacional
  • Fundações: L2 Projeto Estrutural
  • Elétrica E Hidráulica: Filippon Engenharia
  • Ar Condicionado: Grupo São Carlos Thermal Systems
  • Construção: Macro Técnica Engenharia
  • Arquiteto Responsável: Lucas Pessatto
  • Cidade: Distrito Industrial
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante DANA   / Arquitetura Nacional - Imagem 3 de 31
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A oportunidade de projetar um restaurante industrial do zero se tornou realidade quando a empresa Dana Holding Corporation apresentou a necessidade de um novo restaurante para seu Complexo Industrial em Gravataí/RS. O objetivo era unificar os dois restaurantes existentes do complexo em uma edificação completamente nova, acessível, com maior conforto e qualidade para atender seus colaboradores.

Isométrica

Em comum acordo entre escritório e cliente as premissas de uso racional de recursos naturais e cuidado com desempenho energético foram determinantes para as decisões que resultaram nos pontos mais fortes do projeto.

Restaurante DANA   / Arquitetura Nacional - Fachada
© Marcelo Donadussi

O piso interno da edificação encontra-se elevado 60cm acima do entorno, proporcionando um melhor desempenho térmico, limitando o contato com a umidade do solo, e deixando-o nivelado com a altura necessária para as docas ao fundo do terreno, facilitando o trabalho de carga e descarga dos veículos pesados.  A orientação solar e as aberturas de ventilação das esquadrias foram projetadas para aproveitar ao máximo a luz e ventilação natural, reduzindo o uso de iluminação e climatização artificial. Na fachada sul uma faixa inferior de esquadrias pivotantes recebe o ar externo natural, o qual cruza a área do salão criando uma pressão negativa, fazendo que o ar quente saia pela faixa superior de esquadrias pivotantes de maior altura no lado oposto, naturalmente renovando o ar pelo jardim interno que divide o salão da cozinha.

Restaurante DANA   / Arquitetura Nacional - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

O desperdício mínimo  de material, proveniente da estrutura metálica principal, a reutilização da água da chuva para as descargas dos sanitários e a utilização de lâmpadas de LED também complementam a preocupação em diminuir os gastos excessivos de água e energia em uma edificação que funcionará intensamente durante todos os dias, sendo capaz de fornecer 2.440 refeições diárias (entre almoço e jantar). O fechamento das fachadas leste e oeste é feito com chapa metálica ondulada, lisa nas áreas fechadas e perfurada nas aberturas de iluminação e ventilação, trazendo privacidade sem comprometer a qualidade térmica e visual. A organização dos espaços de trabalho da cozinha também merece destaque: com um fluxo contínuo do início ao fim da produção os insumos do restaurante chegam na doca de recebimento e percorrem a cozinha passando pelas áreas de pré-higienização, estoque, preparo e cocção até virarem os resíduos que são retirados pela doca de saída, no lado oposto. Esta disposição de usos internos permite um ambiente de trabalho extremamente organizado e limpo, diminuíndo consideravelmente o risco de contaminação de alimentos durante o complexo processo de funcionamento de uma cozinha industrial.

Planta Baixa

A disposição dos espaços internos da edificação e seu jardim, com grandes planos envidraçados para áreas da cozinha, proporciona a oportunidade dos colaboradores observarem de perto as diferentes etapas do processo de produção e preparação da comida, trazendo um aspecto de transparência e aprendizado em um ambiente que normalmente não possui estas características. O prédio ainda possui uma farmácia e uma lanchonete, além de uma horta orgânica em seu jardim interno, onde a própria equipe de operação da cozinha pode plantar o que quiser para seu consumo, reforçando a apropriação do espaço pelos colaboradores e refletindo o que mais se deseja em relação à edificação: um aumento na qualidade de vida de seus usuários.

Restaurante DANA   / Arquitetura Nacional - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Ricardo Bruno Albarus, 201 - Distrito Industrial, Gravataí - RS, 94045-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante DANA / Arquitetura Nacional" 02 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876205/restaurante-dana-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.