Qual o problema dos concursos nacionais de arquitetura?

Esta semana, publicamos o artigo Sobre os concursos de arquitetura no Brasil e a deprimente ausência de inovação, escrito pelo arquiteto Héctor Vigliecca, que aborda em poucas mas potentes linhas o estado da arte dos concursos de arquitetura no Brasil. "Deprimente" é uma palavra bastante forte que, proferida por Vigliecca - arquiteto habituado a participar de concorrências e concursos públicos no Brasil, inclusive, frequentemente recebendo prêmios e menções - adquire um caráter ainda mais grave.

Para embasar seu argumento, o arquiteto faz uso, dentre outros textos, de outro artigo publicado no ArchDaily Brasil: Perspectivas do Chão: Novos olhares para os concursos de projeto de arquitetura no Brasil, escrito conjuntamente por Frederico Costa, Léa Gejer, Luis Fernando Milan e Maíra Barros a partir do encontro Perspectivas de uma geração de jovens arquitetos, realizado no início de 2016 na UNICAMP. "Excelente" é o termo usado por Vigliecca para descrever tal artigo que aborda, em linhas gerais, a mesma questão do texto do arquiteto.

Ambos os textos receberam a merecida atenção por parte de nossos leitores, que contribuíram com comentários em geral construtivos para o debate. O ponto central em torno do qual orbitam os artigos é a aparente similaridade entre (praticamente) todas as propostas premiadas nos concursos nacionais de projeto dos anos recentes; aspecto que, quando confrontado com a demanda igualmente frequente nos editais por soluções "criativas e inovadoras", parece absolutamente incoerente.

Haja vista a urgência do tema tanto para profissionais como para estudantes, gostaríamos de ampliar o debate dando voz aos nossos leitores, acreditando que, de uma discussão conjunta, rica em opiniões diversas, é possível contribuir para a compreensão do problema.

Qual sua opinião sobre os concursos de arquitetura no Brasil? Deixe seus comentários a seguir.

Perspectivas do Chão: Novos olhares para os concursos de projeto de arquitetura no Brasil

No final do ano de 2015, a Prefeitura de Campinas, através de sua Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e em parceria com o IAB-SP, lançou um concurso de projetos de arquitetura denominado 'Casa da Sustentabilidade'.

Sobre os concursos de arquitetura no Brasil e a deprimente ausência de inovação / Héctor Vigliecca

Temos um histórico reconhecido de participações em concursos, mais de 100! Em 40 anos de atuação profissional foram 53 prêmios, que prefiro não recontar, e apenas dois projetos construídos... Nós nunca comentamos os resultados, nem fazemos críticas sobre os resultados, mas hoje decidi romper este silêncio, possivelmente alentado pelos últimos artigos publicados sobre o assunto.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Qual o problema dos concursos nacionais de arquitetura? " 20 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876142/qual-o-problema-dos-concursos-nacionais-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.