Viva a experiência 360° do Zócalo e Catedral da Cidade do México

O Centro Histórico da Cidade do México é, sem dúvida, um dos destinos turísticos mais relevantes do país por conta da história que abriga em seus numerosos espaços e edifícios públicos. No ArchDaily te convidamos a viver uma experiência em 360° de dois dos pontos mais icônicos do Centro Histórico: a Praça da Constituição (Zócalo) e a Catedral Metropolitana da cidade.

A praça, conhecida como "El Zócalo" e com o nome formal de Praça da Constituição, é a principal praça da Cidade do México, localizada no centro histórico da cidade. A construção da praça ocorreu entre os anos de 1521 e 1523.

Com o passar do tempo, seu nome sofreu alterações (Praça das Armas, Praça Maior, Praça Principal, Praça do Palácio e, finalmente, Praça da Constituição) que se referiam, tanto a seu significado, quanto a seus usos (praça de touros, mercado, desfiles, procissões). Apesar disso, o nome popular colocado pelas pessoas a partir da existência de um pedestal anônimo e não terminado foi mantido até nossos dias.

Em seus arredores, é possível encontrar a Catedral Metropolitana (ao norte), o Palácio Nacional (a leste), o Palácio da Prefeitura e o Edifício do Governo (ambos ao sul). Pela face oeste, a praça é rodeada por comercio, restaurantes e hotéis. Ela funciona como um ponto de encontro turístico e cívico onde se realiza uma série de atividades e cerimônias durante o ano.

Recentemente, o Governo da Cidade do México anunciou que o "Zócalo" será submetido a uma reforma que incluirá uma ampliação, ao incorporar a praça de uma das 6 vias de circulação que a rodeiam, aumentando, assim, sua superfície em 200 metros quadrados. O projeto está confirmado e custara aproximadamente 150 milhões de pesos (7,5 milhões de dólares).

A norte da praça está localizada a Catedral Metropolitana da Cidade do México, uma das obras de maior destaque na arte hispano-americana. Construída durante três etapas diferentes, começa suas obras em 1517 e é finalizada em 1813, levando mais de 200 anos para ser concluída. Por ter passado por diferentes períodos e diversos estilos arquitetônicos, a Catedral possui diversas expressões arquitetônicas diversas, entre elas o gótico, o barroco e o neoclássico.

No exterior, duas torres, ou campanários, contêm 25 campanas de diversos períodos históricos. No interior é possível encontrar 16 capelas dedicadas a diversos santos e adornadas com pinturas, esculturas e móveis.

A Catedral sofreu um incêndio em 1967, desastre que destruiu parte de seu interior. Os trabalhos de restauro foram complementados com um processo de estabilização estrutural, já que a Catedral está implantada sobre um solo argiloso que foi afundando com os anos, colocando em riso a estabilidade estrutural de todo o edifício histórico.

Sobre este autor
Cita: Zatarain, Karina. "Viva a experiência 360° do Zócalo e Catedral da Cidade do México" [Vive la experiencia 360° del Zócalo y Catedral de la Ciudad de México] 25 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875990/viva-a-experiencia-360-degrees-do-zocalo-e-catedral-da-cidade-do-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.