i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Workshop na Itália constrói estruturas de taipa para resgatar tradições

Workshop na Itália constrói estruturas de taipa para resgatar tradições

Workshop na Itália constrói estruturas de taipa para resgatar tradições
Workshop na Itália constrói estruturas de taipa para resgatar tradições, © Elettra Melani, Building Trust international
© Elettra Melani, Building Trust international

Em um workshop de 12 dias, a Building Trust International  e a Terraepaglia juntaram-se ao Instituto Técnico Agrícola Ciuffelli em Todi, Itália, com o objetivo de explorar uma série de técnicas de construção com solo cru. Além de produzir tijolos terrestres e estruturas de terra batida - em colaboração com especialistas como Eliana Baglioni e Pouya Khazaeli-, uma parede curva foi erguida com uma estrutura de madeira e uma estrutura de cana, sobre a qual uma enorme camada de terra e palha foi espalhada.

A atividade gerou uma série de espaços internos como um tipo de laboratório, para mostrar os métodos construtivos e os materiais in loco.

© Elettra Melani, Building Trust international © Elettra Melani, Building Trust international © Elettra Melani, Building Trust international © Elettra Melani, Building Trust international +11

Descrição da equipe. Após uma série de oficinas bem-sucedidas realizadas no Sudeste Asiático, a equipe do Building Trust aventurou-se à Europa para desenvolver este projeto de projeto e construção. A Building Trust foi solicitada pela Terraepaglia, um grupo de especialistas artesanais especializados em métodos de construção natural, para ajudar a trabalhar na restauração de uma antiga fábrica de óleo que estava em processo de renovação.

© Elettra Melani, Building Trust international
© Elettra Melani, Building Trust international

Para ajudar o grupo, a Building Trust organizou um workshop de Projeto + Construção para auxiliar na renovação e, ao mesmo tempo, sensibilizar para a necessidade de mais pessoas em desenvolverem projetos de construção com materiais sustentáveis, como terra, palha e barro.

© Elettra Melani, Building Trust international
© Elettra Melani, Building Trust international

O objetivo do workshop era criar um conjunto de espaços internos que seriam utilizados pelo Instituto Técnico Agrícola Ciuffelli em Todi, Itália, como um laboratório para educar sobre temas como a natureza e a sustentabilidade. Os espaços serão utilizados para mostrar os processos tradicionais de produção de alimentos, como transformar o leite em queijo e criar mel (habilidades para apicultura). Junto com a produção de alimentos, as aulas serão compartilhadas ao transformar a terra em edifícios.

O valor deste projeto é a criação de espaços funcionais para comunicar a importância da arquitetura sustentável, feita de materiais reutilizados locais.

© Elettra Melani, Building Trust international
© Elettra Melani, Building Trust international

Um grupo de arquitetos e designers internacionais, juntamente com especialistas no campo da arquitetura sustentável, participaram da oficina de duas semanas. Foram realizadas palestras de Eliana Baglioni, que apresentou palestras sobre a construção da terra, e Pouya Khazaeli, que falou da filosofia da arquitetura de terra.

Planta Baixa
Planta Baixa
Maquete
Maquete
Axonométrica
Axonométrica

Através da instrução técnica da Building Trust, a equipe criou uma parede interna  de pau a pique, uma parede de tijolos de adobe e uma série de estruturas de terra batidas. O projeto trouxe à vida técnicas construtivas antigas, como o pau a pique, envolvendo a comunidade local na importância de trabalhar com materiais naturais.

Arquitetos: Building Trust international
Coordenadores de Projeto: Elettra Melani, Building Trust International
Localização: Todi, Umbria, Itália
Ano: 2015
Área: 170 m²
Fotografias: Elettra Melani, Building Trust international
Outros participantes: Terraepaglia, Agricultural Technical Institute Ciuffelli, Pouya Khazaeli, Eliana Baglioni

Cita: AD Editorial Team. "Workshop na Itália constrói estruturas de taipa para resgatar tradições" [Workshop in Italy Constructs Rammed Earth Structures to Rescue Constructive Traditions] 17 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/875958/workshop-na-italia-constroi-estruturas-de-taipa-para-resgatar-tradicoes>
Ler comentários