Vídeo explora os reflexos da cidade contemporânea em seus edifícios de vidro

Neste ensaio visual, o cineasta grego Yiannis Biliris registra as enormes empenas de vidro presentes em todas as cidades contemporâneas. O vídeo de três minutos e meio, produzido pela Visual Suspect e filmado inteiramente em Hong Kong, captura os vívidos reflexos nas fachadas dos edifícios da cidade, ao passo que Biliris enquadra e aproxima sua câmera para imbuir uma forte sensação de urgência no espectador.

O ensaio, belamente assombroso em suas imagens, pode ser visto como um comentário reflexivo sobre o estado do nosso ambiente construído hoje. Inspirado na teoria geral da relatividade de Albert Einstein, que afirma que a massa causa uma distorção no espaço e no tempo, o vídeo parece perguntar sutilmente se a nossa compreensão da realidade está deturpada. Descrevendo o vídeo como "um ensaio visual sobre percepção e conhecimento enquanto reflexo de nossa realidade", Biliris comenta que "a massa curva o espaço e o tempo, ao passo que o observador tem sua própria perspectiva".

Por que continuamos a envolver nossos edifícios em vidro mesmo tendo consciência dos terríveis impactos ambientais disso? Por que ainda falamos do vidro como algo transparente e liberador, quando ele reflete e distorce, inibindo a verdadeira percepção do espaço? Após uma imagem impressionante de uma árvore solitária em uma praça estéril, o vídeo encerra enquadrando uma série de pessoas em uma calçada da cidade. À medida que suas reflexões ondulam nas janelas de um ônibus em movimento, essas pessoas representam a experiência humana como a consideração mais importante no projeto de nossas cidades.

Sobre este autor
Cita: Zishan Langar, Suneet. "Vídeo explora os reflexos da cidade contemporânea em seus edifícios de vidro" 22 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875939/video-explora-os-reflexos-da-cidade-contemporanea-em-seus-edificios-de-vidro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.