O Pavilhão Esportivo / Horomystudio

O Pavilhão Esportivo / Horomystudio - Mais Imagens+ 31

Saint Petersburg, Rússia
  • Arquitetos: Horomystudio; Horomystudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  113
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  MIRAGE, SPORTEC
© Timur Turgunov

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão esportivo de 113 m² foi construído nos subúrbios de São Petersburgo em 2015. O projeto é notável não só pelas suas elegantes formas arquitetônicas mas também por suas tecnologias construtivas.

© Timur Turgunov

Os arquitetos tinham a missão de projetar uma instalação esportiva completa dentro da paisagem suburbana existente e espaço limitado. Como resultado, o pavilhão se tornou parte da paisagem assim como a paisagem se tornou parte do pavilhão: apenas 30 m² do solo da floresta permitia construção, com todas as árvores existentes preservadas e integradas aos interiores do edifício.

Corte A-A

O desejo de preservar as árvores do terreno significou que nenhum equipamento de construção poderia ser instalado durante as etapas construtivas, e portando todos os trabalhos de escavação foram feitos à mão e os trabalhos de montagem foram feitos por manipuladores especiais. O subsolo foi construído utilizando uma técnica de cima-para-baixo: o solo foi removido pavimento por pavimento e o edifício foi então 'erguido para baixo'. 

© Sergey Moiseev
© Sergey Moiseev

O subsolo abriga os armários e bancos, no térreo é onde estão os aparelhos cardio-vasculares e o primeiro pavimento acomoda uma sala de yoga, cumprindo com as exigências de cada elemento do programa. 

© Sergey Moiseev

O ângulo do cume da cobertura confere certa dinâmica à forma do edifício, enquanto o pavilhão em si consiste de duas partes - a parte envidraçada ao norte e a de madeira para o sul. Terraços em múltiplos níveis emolduram o pavilhão com toldos que garantem conforto para atividades ao ar livre, independente das condições meteorológicas. Na porção norte, o terraço conecta o pavilhão esportivo com um equipamento existente de vestiários. 

© Timur Turgunov

O pavilhão está cuidadosamente integrado com o entorno existente. A varanda do primeiro pavimento é feita em vidro para criar menos sombra para o terreno, enquanto que a sala do térreo é equipada com portas deslizantes também em vidro, apagando as fronteiras entre interior e exterior. A estrutura de suporte localizada entre as árvores é revestida de caixas de luz. Os degraus do terraço possuem cachepôs acoplados para vegetação.

© Sergey Moiseev

Os três pavimentos são conectados por uma escadaria em espiral com um intricado guarda corpo feito de elementos em cobre. Os degraus são feitos de polímeros revestidos com borracha, permitindo que os usuários se movam com segurança entre os pavimentos.

© Timur Turgunov

O projeto de interiores do pavilhão é feito sob os padrões mais altos para instalações esportivas: o projeto inclui pisos profissionais (estilo SPORTEC e madeira MIRAGE para as quadras) e um sistema de ventilação natural que inclui aberturas entre o térreo e primeiro pavimento para melhorar a circulação.

Alguns elementos especiais, como espelhos personalizados de boxeadores famosos, também podem ser encontrados nos interiores. 

© Timur Turgunov

Descrição de Produto. Neste projeto utilizamos um sistema alemão de portas de correr chamado "Schueco", com grande isolamento térmico e feito de alumínio. Esse sistema fez possível a combinação de um pavilhão esportivo com a floresta existente, aumentando os espaços de estar do edifício. Devido à alta resistência do alumínio, utilizamos construção com faixas estreitas e grandes superfícies de vidro que proporcionam o grau máximo de transparência e quantidade de luz natural. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "O Pavilhão Esportivo / Horomystudio" [The Sports Pavilion / Horomystudio] 28 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875725/o-pavilhao-esportivo-horomystudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.