Casa de Tijolos / Architecture Paradigm

Casa de Tijolos / Architecture Paradigm - Mais Imagens+ 21

Mysuru, Índia
  • Arquitetos: Architecture Paradigm; Architecture Paradigm
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  325
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Anand Jaju
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fabindia, Jaquar, Saint-Gobain
© Anand Jaju

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na cidade de Mysore, o terreno mede 15 x 25 metros com seu lado menor voltado para a rua ao longo de sua porção sul.

© Anand Jaju

Uma planta em forma de L nos possibilitou organizar as diversas necessidades programáticas de uma casa para uma família de quatro, que é uma mistura de funções e desejos; individual x coletivo, público x privado, formal x informal, imediatismo x lentidão, amplitude x intimidade, abertura x segurança, etc. O eixo mais curto, ao longo da direção leste-oeste, abriga os espaços públicos, enquanto o eixo mais longo,  na direção norte-sul nos dois níveis da casa, abriga a área mais privada da casa. A planta em L também ajudou na apropriação do espaço não construído, transformando-o em um pátio privado identificável ou numa sala ao ar livre e pátio de transição para a rua. O pátio privado pode ser entendido como uma âncora em torno da qual a casa funciona. Os espaços se estendem para esta sala ao ar livre, que é tratada como um jardim com água, árvores e decks, incentivando o engajamento informal com a natureza. Espaços abertos na porção oeste são integrados no eixo longitudinal, confundindo os limites entre o interior e o exterior.

© Anand Jaju

Esta relação organizacional do construído com os espaços abertos representa nossa intenção de projeto, sendo uma parte integral e crucial da experiência de habitar este espaço. Esses espaços abertos tornam-se exemplos para o bairro, onde os espaços abertos são geralmente residuais, resultados de normatizações em que a terra é tratada como uma mercadoria a ser explorada.

Corte A
Corte B

A casa é projetada para trazer um senso de intimidade e conexão através de mudanças sutis nas escalas dos vários espaços. Utilizamos o material da modernidade, o concreto armado, juntamente com as tradicionais paredes, pisos, divisórias e abóbadas de tijolos, trazendo a sensação de calor e aconchego aos espaços. As divisórias para privacidade e segurança são feitas com tijolos e chapas de aço; aqui a esbeltez da chapa de aço e sua tendência de dobrar ao longo do comprimento é corrigida com espaçadores de tijolos que enrijecem o conjunto e integram os planos individuais para criar uma superfície texturizada única. A escada de aço sobre a claraboia ao longo da parede ocidental e que leva ao terraço é detalhada de forma a permitir a manutenção do vidro da claraboia abaixo. Aqui, o piso incorpora um mecanismo giratório para permitir o acesso ao vidro embaixo dele. Tudo isso é complementado pelo aproveitamento da luz natural para criar experiências e espaços que a família pode identificar e apreciar.

* Este artigo foi originalmente publicado em 6 Julho, 2017

© Anand Jaju

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Tijolos / Architecture Paradigm" [Brick House / Architecture Paradigm] 11 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875716/casa-de-tijolos-architecture-paradigm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.