Resultado do concurso #021 Projetar.org - Biergarten de Blumenau

No dia 10 de julho foram divulgados os resultados do concurso 021 do Portal Projetar.org, que convidou os acadêmicos a projetarem um Biergarten em Blumenau, Santa Catarina, cidade que é considerada líder no nicho cervejeiro no país, e que melhor preservou a tradição germânica na arquitetura. O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.

O concurso contou com 67 propostas entregues por equipes compostas de acadêmicos de diversos estados brasileiros. No portal Projetar.org estão disponíveis na íntegra as propostas de todas estas equipes. Integraram o júri os arquitetos Caio Smolarek Dias, sócio fundador e idealizador do Portal Projetar.org, Fulvio Natércio Feiber, professor doutor, e Ricardo Teco Almeida da SAPU, Studio de Arquitetura e Paisagismo Urbano.

PRIMEIRO LUGAR
Equipe: Guilherme Wemura Palma, Natália Krislee Seixas Papa, Caroline Almeida Souza e Beatriz Romanielo Ataide
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE de São Paulo/SP

1º lugar. Image Cortesia de Projetar.org

O jurado Caio Dias destacou a capacidade da equipe em abranger uma ampla gama de conceitos de forma dinâmica, contemporânea e de acordo com o terreno onde a proposta está inserida.

SEGUNDO LUGAR
Equipe: Dionatan Gassen Grando, Roger Trevizan e Lucas Manica Destri
Instituição: Universidade de Passo Fundo - UPF de Passo Fundo/RS

2º lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Para o jurado Fulvio Feiber a equipe foi capaz de adotar uma linguagem contemporânea sem agredir o entorno, enquanto para Caio Dias, a proposta foi capaz de converter a história da cidade e a cultura arquitetônica em elementos contemporâneos, "na medida justa".

TERCEIRO LUGAR
Equipe: Peterson Barbosa da Silva Olegário e Fernanda de Carvalho Nunes
Instituições: Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP (Peterson) e Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC de Florianópolis/SC (Fernanda)

3º lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Caio Dias parabenizou a proposta pela originalidade do conceito e qualidade da geração de espaços na proposta. Fulvio Feiber destacou a capacidade da proposta em posicionar-se de forma contemporânea em sinergia com o entorno, e elogiou a articulação dos espaços, que "permite a permeabilidade visual somada à ambientação dos usuários".

MENÇÃO HONROSA
Equipe: Gabriel Gaspar
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ do Rio de Janeiro/RJ

Menção Honrosa. Image Cortesia de Projetar.org

Caio Smolarek destacou que o conceito da proposta e o aproveitamento dos espaços é inusitado. O jurado Fulvio Feiber considerou a uma proposta arrojada, no sentido em que " propõe não apenas estímulos paisagísticos na linha de piso mas, antes, explorando outras possibilidade espaciais".

MENÇÃO HONROSA
Equipe: Kauê Amaral Lima, Vinícius da Silva Soares, Christian Gerhard Rupp, Arthur Mendes Bernardo e Laís Alexandria
Instituição: Centro Universitário Ritter dos Reis - UNIRITTER de Porto Alegre/RS

Menção Honrosa. Image Cortesia de Projetar.org

Fulvio Feiber elogiou a utilização da linguagem contemporânea na proposta, e destacou que esta "estabelece uma relação com as características regionais sem cair na solução simplista da cópia ou reprodução de fachada". Caio Dias também elogiou a sinergia da proposta com o ambiente onde está inserida, destacando que "a arquitetura se mescla com o entorno criando uma linguagem uníssona".

O 22º concurso do Portal Projetar.org já está com inscrições abertas até o dia 17/07, e propõe aos acadêmicos o desafio de projetar um abrigo para parada de ônibus em concreto. O concurso está sendo realizado em parceria com o Concrete Show South America 2017, e terá seus resultados divulgados presencialmente durante o Seminário Soluções para Cidades, no dia 24/08. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Resultado do concurso #021 Projetar.org - Biergarten de Blumenau" 12 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875688/resultado-do-concurso-number-021-projetarg-biergarten-de-blumenau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.