Residência GZ / Studio Cáceres Lazo

Residência GZ / Studio Cáceres Lazo - Mais Imagens+ 27

Colina, Chile
  • Arquitetos: Studio Cáceres Lazo; Studio Cáceres Lazo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EQUITONE, Copromet, Pizarreño, Saint-Gobain
  • Cálculo Estrutural: Pedro Bartolomé (ByB Ingeniería)
  • Construção: Julio Hernández
  • Arquitetos Autores: Daniel Lazo + Gabriel Cáceres
  • Colaboradores: Alejandra Sepúlveda, John Miller
  • Cidade: Colina
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Casals-Aguirre

Descrição enviada pela equipe de projeto. A princípios de 2012, um jovem casal entrou em contato com nosso escritório para solicitar o projeto de uma residência. Os dois estavam apaixonados pelo charmoso entorno de uma pequena comunidade nos arredores de Santiago. No topo de uma colina íngreme, em um lugar sem caminho de acesso, sem rede de serviços públicos, a proposta representava um grande desafio. No entanto, as incríveis vistas sobre o vale de Chicureo fizeram com que o desafio valesse o esforço.

© Pablo Casals-Aguirre

Evidentemente, a visão da paisagem transformou-se na razão de ser da casa. Um cômodo sem vista, seja qual fosse seu uso, era inaceitável. Além disso, graças ao fato dos proprietários estarem vivendo em um apartamento há muito tempo, havia um forte sentimento de que todo o programa do projeto deveria caber em um pavimento único.

© Pablo Casals-Aguirre

Uma sequência de ambientes se transformou na disposição lógica da residência, onde todas as áreas comuns estivessem no centro do encadeamento de espaços, com o dormitório principal do casal em um extremo e os dormitórios das crianças no outro. Isso deu às duas paredes um certo nível de independência, para a situações futuras, quando as crianças cresçam. Junto à cozinha, anexou-se um terraço coberto para permitir a atividade preferida do marido, de fazer churrascos, sem depender da época do ano ou do clima.

© Pablo Casals-Aguirre

Sala de estar, cozinha e sala de jantar estão integrados em um único espaço, fechado por grandes janelas nos dois lados. Ambos os lados voltam para continuar a diversão nos terraços adjacentes, cobertos ou ao ar livre, dependendo da preferência. Os limites também são indefinidos no dormitório principal, com um único grande closet que divide o banheiro, totalmente sem portas.

Cortesía de Daniel Lazo
© Pablo Casals-Aguirre

Sobre um conjunto de rochas que sobressaem da colina de altura média, o longo e estreito sistema de elos de cadeia criam uma imagem que desafia a gravidade. Ambos os extremos em um balanço livre parecem um elemento de equilíbrio. Apesar do efeito, a laje de concreto da casa apoia-se com segurança sobre um pódio definido por paredes de contenção do mesmo material. Onde era necessário apoio adicional, foram agregados pilares finos e inclinados. Sua forma irregular e sua inclinação aumentam ainda mais a sensação de instabilidade. No exterior, foram utilizadas placas de fibrocimento Equitone© para revestir toda a estrutura de aço que sai da laje e forma a casa. Foi utilizada, ainda, uma câmara de ar entre as peles externa e a interna da casa para ajudar com o conforto térmico. Devido a sua cor, o revestimento e o concreto dão à casa um aspecto monolítico, apenas subvertido pela fachada de vidro que confronta a vista panorâmica. Esta paleta de materiais controlados faz da casa um grande contrapondo monocromático constante em relação às mudanças extremas de cor e vegetação que o local experimenta durante a mudança de estações - desde tons desérticos de marrons e amarelos no verão, até os mais exuberantes verdes durante o inverno.

Cortesía de Daniel Lazo

Quatro anos depois de sua encomenda, a família de quatro pessoas finalmente se mudou para a casa feita sob medida na colina. Por sorte, eles acharam uma mudança confortável e positiva.  

© Pablo Casals-Aguirre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Colina, Região Metropolitana Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência GZ / Studio Cáceres Lazo" [Casa GZ / Studio Cáceres Lazo] 22 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875607/residencia-gz-studio-caceres-lazo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.