Residência Kwantes / MVRDV

Residência Kwantes / MVRDV - Mais Imagens+ 26

Roterdam, Países Baixos
  • Arquitetos: MVRDV; MVRDV
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Engenharia: Md, NL
  • Instalações: Techniplan, NL
  • Construtora: Villabouw Mattone, NL
  • Fachada Envidraçada: IFS Building Systems, NL
  • Interiores: DK Projects, BE
  • Equipe De Projeto: Winy Maas, Jacob van Rijs, Nathalie de Vries, Frans de Witte, Herman Gaarman, Arjen Ketting and Brygida Zawadzka
  • Cidade: Roterdam
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Kwantes se manifesta através do desejo dos clientes em ter privacidade, espaços abertos e o máximo de entrada de luz solar. Desde a rodovia, a parede de tijolos oferece uma visão parcial da propriedade através de uma abertura na fachada branca - uma entrada sutil que conduz a um primeiro hall escuro e fechado. Em contraste a isso, o reverso da propriedade se abre completamente para o sul, com janelas curvas que seguem toda a sinuosa fachada envolta ao redor de uma oliveira. 

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

A residência de 480 m2, desenhada por MVRDV, possui uma distinta separação entre o dia e a noite. Ela encontra-se a oeste da área de Rotterdam, em um terreno de esquina onde estava um antigo hospital. Ao entrar por uma misteriosa curva situada na fachada plana, com detalhes de uma treliça de tijolos, os visitantes são conduzidos ao hall de entrada. Adentrando à propriedade, abrem-se os espaços bem iluminados do seu interior curvo e fluído. A parede contínua também serve como uma entrada para a garagem e para a escada. A sala e a biblioteca ocupam o resto do espaço, envoltos por um pátio curvilíneo e esculpido que emoldura o ponto focal da casa, a árvore. A estruturação da sala de estar está baseada em um longo armário de madeira embutido que oculta todas as funções domésticas, incluindo o sótão, o acesso principal, o banheiro de convidados, cozinha e despensa. O piso, desde o interior, continua na área externa e se torna um pátio que estende a residência, ou seja, uma sala exterior. Há, ainda, um pequeno subsolo para depósito e um pátio, no fundo do jardim, que proporciona um espaço adicional pavimentado para os churrascos no verão holandês.

© Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

A fim de manter a responsabilidade ambiental foi instalada, discretamente, uma bomba de calor no piso, um sistema de intercambio de calor e uma cobertura com painéis solares. Os painéis solares compensam a energia perdida no envidraçamento da moradia, produzindo suficiente energia para que funcione completamente com essa eletricidade. A residência Kwantes tem potencial para ser completamente auto-suficiente, suas instalações serão comprovadas no decorrer do próximo ano. Os espaços habitáveis absorvem a maior parte da luz solar e mesmo durante os meses de verão possuem sombras advindas da laje em leve balanço. O processo de desenho da residência segue o compromisso do MVRDV em trabalhar estreitamente com os clientes. Com comunicações quase diárias, o resultado final se aproxima o máximo possível de uma casa feita sob-medida. 

© Ossip van Duivenbode

© Ossip van Duivenbode

Ao balancear os requisitos do município em propor uma arquitetura de estilo retrô, o lar converteu-se em um cenário contemporâneo do modernismo dos anos 1930 a partir do padrão dos tijolos, os vidros de altura completa e a integração contrastante do plano e do fluído, do aberto e do fechado, do flexível e do definido. Como as novas moradias nas imediações se aproximam do vernáculo na sua abordagem modernista, a variação desta residência como uma arquitetura vanguardista foi objeto de discussões com o município. 

© Ossip van Duivenbode

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Kwantes / MVRDV" [Casa Kwantes / MVRDV] 16 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875536/residencia-kwantes-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.