Norman Foster fala sobre a importância de uma arquitetura interdisciplinar para o futuro das cidades

A arquitetura, tanto como profissão como no ambiente construído, encontra-se atualmente em uma encruzilhada na tentativa de se adaptar a um mundo em constante fluxo. As cidades e seus habitantes enfrentam diariamente mudanças socioeconômicas, políticas e ambientais contínuas, levando a uma necessidade de repensar a evolução do urbanismo sustentável. Com foco em habitação, sociedade e patrimônio cultural, a Conferência Internacional da RIBA, intitulada Change in the City, teve como objetivo oferecer visões sobre a "Nova Agenda Urbana" e como os arquitetos podem desempenhar um papel interdisciplinar no desenvolvimento urbano futuro.

Palestrante da conferência, Norman Foster é um forte defensor de uma cuidadosa consideração sobre quais aspectos da vida urbana precisam ser priorizados no projeto das cidades do futuro. Para uma sociedade cada vez mais global, Foster enfatiza a necessidade da arquitetura de superar o projeto de edifícios e enfrentar o desafio maior - o aquecimento global, aprimorando suas raízes e fatores envolvidos para criar soluções urbanas viáveis.

Sainsbury Centre, Foster + Partners. Image © Tim Caynes

Em 2050, 75% da humanidade viverá nas cidades. O maior desafio para as cidades e seus habitantes é o aquecimento global. As causas disso, a geração de energia, indústria, agricultura, transportes e edifícios, é esse conjunto de fatores que precisa ser abordado.

Hearst Tower, Foster + Partners. Image © Chuck Choi

A infra-estrutura, "a cola urbana que une os edifícios", é outro aspecto com o qual os arquitetos precisam trabalhar, ultrapassando as expectativas de simplesmente criar estruturas únicas, além de abranger o transporte e o espaço público. Este é um passo para reviver a condição das cidades tradicionais, que não separaram áreas de lazer, trabalho e cultura e criaram ambientes de uso misto em vez de guetos.

Spaceport America, Foster + Partners. Image © Nigel Young

Temos que olhar para fora dos edifícios. Temos que olhar para os assentamentos, a combinação de infra-estrutura, conexões, espaços públicos e transportes, porque a sustentabilidade agora e no futuro consiste em lideranças cívicas fortes, pedestres, pessoas em vez de carros. Trata-se de alta densidade.

Assista à entrevista completa no vídeo acima.

Via: RIBA.

Sobre este autor
Cita: Bari, Osman. "Norman Foster fala sobre a importância de uma arquitetura interdisciplinar para o futuro das cidades " 12 Jul 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875484/norman-foster-fala-sobre-a-importancia-de-uma-arquitetura-interdisciplinar-para-o-futuro-das-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.