Clínica Médica Memoir / Estudio ELGUE

Clínica Médica Memoir / Estudio ELGUE - Mais Imagens+ 24

Asunción, Paraguai
  • Arquitetos: Estudio ELGUE; Estudio ELGUE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa Marco, Chacore
  • Outros Participantes: Jorgelina Rolón, Jessica Cattoni, Jorge Amarilla, Daniela Caballero, Kike Salinas, Daira Pereira
  • Architects In Charge: Luis Elgue, Cecilia Román
  • Cidade: Asunción
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Estudio Elgue

Em meio de um momento de formulações e reformulações sobre um modelo de cidade contemporânea em busca da otimização de vários recursos, o tema da habitação/produção ocupa um espaço relevante quando se trata de economia de energia, mobilidade eficiente, contaminação reduzida, etc. O espaço/tempo entre estas duas atividades é determinante: quanto maior a distância entre residência e trabalho, maiores se tornam esses fatores. A partir disso, a ideia da unidade produtiva urbana é uma saída. "Trabalho onde moro e moro onde trabalho" junto à reutilização de estruturas existentes para reforma e ampliação, são ações que colaboram com um modelo eficiente de cidade. Não estamos apenas diante de uma operação de reciclagem material, mas também ética.

Cortesia de Estudio Elgue

O projeto consiste na reforma de uma residência existente para tornar-se uma residência/clínica médica, um espaço que não é inteiramente público, nem inteiramente privado, um espaço misto.

© Berenice Gómez Crosa
Planta - Pavimento Inferior

A clínica se articula espacialmente como umas barras de consultórios, paralelas à rua (uma delas existente e outra proposta), e um interstício que contém áreas comuns: escada, ponte, serviços e pátios, um retiro da linha municipal em forma de espaço público que conecta a rua com o interior de esperas e pátios, unificando-os em um grande vazio no nível térreo.

Planta - Pavimento Superior

O edifício propõe o uso de recursos naturais próprios para economia de energia: os pátios N/S para ventilação e iluminação natural, diferenças de altura de cobertura para maior ventilação cruzada, ventilação por convecção e luz indireta L/O, além de um tecido cerâmico da fachada oeste, a mais exposta ao forte sol da cidade de Assunção. 

Cortesia de Estudio Elgue

Embora o tijolo seja um material de uso recorrente no Paraguai, muito reconhecido em sua lógica de material portante, nessa obra o utilizamos no sentido inverso, explorando outros modos não-tradicionais de construção. Amparados na técnica da pré-fabricação de painéis armados em obra, propusemos peles cerâmicas em condições estruturais diversas: penduradas e desmontáveis nas coberturas; em cortes, como uma pele dupla que unifica a rua, a construção nova e a construção existente; e, finalmente, em uma malha de altura dupla apoiada e um ponto de equilíbrio, com uma condição estrutural mista de tração, compressão e encurvadura lateral. Estas cascas cerâmicas funcionam como uma grande persiana que configura a peça principal do conjunto, já que representa o elemento que conecta o projeto à rua e proporciona uma escala pública ao edifício.

Fachada
Croqui
Cortesia de Estudio Elgue

Na fusão entre espaço público (clínica) e espaço privado (residência), estes envoltórios cerâmicos em estado de suspensão funcionam como vínculo entre essas duas dimensões, onde sua condição tridimensional configura o encontro de um vazio misto entre o coletivo e o particular. Na horizontal e vertical, constroem o centro que configura o espaço comum e de encontro entre residência e clínica, entre o habitante permanente e o transitório, conectando-os com a rua. É uma marca, a característica de uma voz que pretende extrair a essência desta vida mista, oferecendo esse modelo à cidade como expressão de uma vida mais urbana e mais humana.

© Berenice Gómez Crosa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santa Rosa 944 casi Sargento Gauto, Asunción, Paraguai

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Médica Memoir / Estudio ELGUE" [MEMOIR MEDICAL CLINIC / Estudio ELGUE] 17 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875440/clinica-medica-memoir-estudio-elgue> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.