Bar 399 / RRD Arquitetura

Bar 399 / RRD Arquitetura - Mais Imagens+ 17

Recreio dos Bandeirantes, Brasil
  • Arquitetos: RRD Arquitetura; RRD Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dhani Borges
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alfatec, Homegrow Galeria, Mario Jorge Marcenaria, Rentcon
© Dhani Borges

Descrição enviada pela equipe de projeto. O bar 399, com a ideia de criar um espaço para união da gastronomia, arte urbana, skate e a cultura do surf, escolheu o Bairro do Recreio dos Bandeirantes para sediar o empreendimento, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, o lugar preserva uma extensa orla com belas praias, a 45km do centro da cidade.

© Dhani Borges

O terreno escolhido, está localizado em um quarteirão comercial ,com entorno exclusivamente residencial e uma grande praça verde direcionada para a frente do lote , a qual foi o ponto decisivo para a escolha da construção. O projeto parte de uma extensão da praça, e busca permear a edificação para uma área aberta na escala do pedestre, permitindo uma visão total do passeio até os fundos do terreno.

© Dhani Borges
© Dhani Borges

A simples sobreposição na composição de 4 containers marítimos, método construtivo escolhido para a edificação, parte da obtenção do maior vão possível dentro dos limites do lote, a forma que abriga o bar no térreo, banheiros e cozinha no primeiro pavimento, pousa como um pórtico no centro do terreno de 13x30m, fazendo a conexão entre a praça, a varanda frontal e o pátio fundos, que abriga um bowl, com referência a típicas piscinas de quintais californianos, que na década de 60, originaram as pistas de skate desse formato. No limite dos fundos do terreno, o container que fora utilizado como escritório e almoxarifado durante as obras, abriga uma pequena loja e banheiros para atender aos usuários do bowl, a varanda na parte superior do mesmo, reforça a atmosfera de quintal para diversão, solicitada pelo cliente.

Planta - Térreo

Em colaboração com uma galeria de arte, artistas foram convidados ainda na fase de projeto para definirem suas intervenções na arquitetura, de maneira a integrar a arte urbana na concepção do espaço, a grande empena da edificação vizinha recebe a obra de João Lelo, o muro na plataforma do bowl foi o espaço escolhido por Marcelo Macedo, a caixa da escada conta com a arte de Bragga Ffics e o banheiro ao lado do bowl o artista Marcio SWK.

© Dhani Borges

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Fernando Bujones, 66 - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ, 22795-217, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bar 399 / RRD Arquitetura" [399 Bar / RRD Arquitetura] 12 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875408/bar-399-rrd-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.