Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo

ENTREMEIOS - ENTRE A CIDADE QUE É E A QUE PARECE SER

O desenvolvimento das cidades médias são um claro exemplo de que a história não somente acontece, mas também pode ser dirigida e até fabricada. Segundo Sposito (2007), as cidades médias são aquelas que desempenham papeis de intermediação em suas redes urbanas. Assim, foram construídos, nesses centros urbanos, verdadeiros polos regionais capazes de atrair uma população em busca de uma boa qualidade de vida.
É nesse espaço socialmente produzido que se fabricou um ideal de cidade. Livre dos congestionamentos e inseguranças das metrópoles, e sendo mais atrativa do que as cidades pequenas, as cidades médias tornaram-se o verdadeiro El Dourado no planejamento urbano e regional. Ali, emprego, habitação e lazer parecem coexistir da forma mais harmoniosa possível, atraindo olhares de quem busca uma alta qualidade de vida.
Entretanto, a noção de cidade ideal para alguns, certamente não é para todos. Na tentativa de coexistir o que há de melhor nas grandes e pequenas cidades, o que temos como resultado é capaz de suprir as necessidades de todos? Entre dois lados, as cidades médias brasileiras se encontram em um meio difícil de se decifrar. Sendo assim, em uma cidade em meio a tantas dualidades, é possível dizer que ela realmente é o que parece ser?

Mais informações no caderno de temática:
https://issuu.com/emauprisma/docs/caderno_de_tem__tica

Assim o seminário pretende, a partir das experiências vividas pelos Escritório Modelo PRISMA na cidade de Anápolis, discutir como se dão os processos dentro de uma cidade média. Para isso contará com mesas plenas e grupos de discussão com importantes nomes na discussão das cidades médias, como Maria Encarnação Sposito e Beatriz Ribeiro Soares (coordenadora e vice coordenadora da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias, respectivamente). Por outro lado há momentos de debates sobre as demandas dos Escritórios Modelos em nível nacional e é um grande momento de inteiração com as demandas desenvolvidas pelo Escritório Modelo sede, que nesse caso é a Associação Cultural e Artística de Anápolis, onde ao fim do seminário os alunos realizarão uma intervenção rápida para melhorias na sede.

O SeNEMAU
O Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (SeNEMAU) é o momento onde membros dos EMAUs (Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo) de todo o país discutem, trocam experiências e aprimoram o modelo de ensino e a extensão universitária onde a produção é voltada prioritariamente para os assuntos que envolvam a democratização da Arquitetura. O SeNEMAU, assim como o EMAU, é um evento idealizado e promovido pela FeNEA e vem ocorrendo de forma anual, desde 1997, sendo organizado por estudantes envolvidos com os EMAUs, juntamente com os professores orientadores. Neste ano e 2017 ele será sediado em Anápolis pelo PRISMA (Projetos de Interesse Social e Meio Ambiente) que é o Escritório Modelo da UEG (Universidade Estadual de Goiás), que foi criado em 2009, e desde então vem desenvolvendo os mais diversos projetos e ações dentro e fora da universidade.
O EMAU

O EMAU, Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo é uma entidade estudantil que realiza extensão universitária, entendida enquanto parte indissociável da pesquisa e do ensino de graduação.
Os EMAUs buscam uma Extensão como comunicação, onde ambas as partes estendem seus conhecimentos, e só através do exercício desse diálogo constante se chegue a uma forma de educação libertária e condizente com nossa realidade social.
Fruto de mais de uma década de discussões em Conselhos, Seminários e Encontros da FeNEA, o EMAU é definido em essência pela sua Carta de Princípios, e, de forma mais completa pelo POEMA (Projeto de Orientação aos Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo). Uma importante particularidade da proposta do EMAU está em sua iniciativa e gestão estudantil. Estudantes que, enquanto sujeitos da ação, têm acesso aos porquês, de onde vieram, aonde querem chegar. Participam do processo, vivenciam.
A reflexão surge de teoria e prática colocados lado a lado na construção do conhecimento. A relação entre estudantes e professores orientadores deve ser horizontal, garantindo o aproveitamento didático das atividades do EMAU.

A ACAA
A Associação Cultural e Artística de Anápolis (ACAA) foi criada afim de abrigar e fortalecer a produção cultural e artística da cidade de Anápolis. Ela acolhe uma pequena comunidade de senhoras fiandeiras da cidade e se associa também à artistas e a movimentos culturais, como os grupos de Dança de Jongo, de Bumba meu Boi e de Dança do Ventre, além de promover atividades de formação. O PRISMA iniciou o contato em 2016/2 e desde então, estamos trabalhando por meio de processo participativo com a associação afim de desenvolver as melhorias na estrutura física da sede.

A FENEA

A FeNEA é uma entidade pública sem fins lucrativos, sem filiação partidária, livre e independente de órgãos públicos e privados, que hoje congrega mais de 80.000 estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo, de mais de 305 instituições de ensino superior, e os representa perante órgãos governamentais e entidades de área.
Tem como objetivos:
Representar os interesses dos estudantes de arquitetura e urbanismo e lutar por um ensino de qualidade, através de uma discussão participativa e democrática.
Congregar e ampliar a participação dos estudantes enquanto cidadãos e futuros profissionais, na busca de uma formação criativa, inovadora, solidária, coletiva, humana e comprometida com questões político-sociais.
A FeNEA é a união de todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo do país!

Para mais informações sobre o seminário e como participar, acesse o site ) https://senemauaps2017.wixsite.com/senemauaps2017) e o facebook do SeNEMAU: https://www.facebook.com/seneanapolis2017/

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo" 06 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875273/seminario-nacional-de-escritorios-modelo-de-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.