Pino Família / Moon Hoon

Pino Família / Moon Hoon - Imagem 2 de 40Pino Família / Moon Hoon - Imagem 3 de 40Pino Família / Moon Hoon - Imagem 1 de 40Pino Família / Moon Hoon - Imagem 4 de 40Pino Família / Moon Hoon - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: Moon Hoon
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  478
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Namgoong Sun
  • Equipe De Projeto: Kim sookhee, Park jeonguk, Kim haeree, Kang changsu, Alisa Silanteva
  • Cliente: Lee So young
  • Área Do Terreno: 1807.3 m²
  • Área Bruta: 1160.62 m²
  • Altura: bldg.A:5m, bldg.B: 8.4m, bldg.C:10.4m
  • Proporção Edifício Superfície: 26.50%
  • Proporção Edifício Terreno: 38.42%
  • Cidade: Seul
Mais informaçõesMenos informações
Pino Família / Moon Hoon - Imagem 11 de 40
© Namgoong Sun

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno de forma irregular na periferia noroeste de Seul enfrenta, simultaneamente, florestas e as densas condições urbanas da cidade. Na borda que confronta a cidade, o projeto foi murado seguindo os desejos do cliente, que é um ávido colecionador de bonecos e artefatos do Pinóquio de todo o mundo, e proprietário de um jardim privado. O cliente tinha uma visão do programa de um museu ou de uma galeria, um espaço onde pudesse aproveitar e experimentar suas coleções particulares relativas ao universo de Pinóquio. O primeiro edifício foi visto principalmente como um museu para os bonecos, com algumas áreas de assentos para assistir a atuações. Havia uma solicitação de uma sala ao ar livre. O segundo edifício serve para abrigar muitos outros desenhos de personagens relacionados ao tema, com ênfase no programa interativo e em um auditório maior para filmes, shows e outros usos congregacionais. O terceiro edifício deveria acomodar uma loja do museu com uma cafeteria e um espaço para oficinas.

Cortesia de Moon Hoon

Apesar do terreno não ser pequeno, a ideia de implantar três edifícios, incluindo um grande estacionamento subterrâneo e área de serviços, incitou a decisão de implantar dois edifícios ao redor dos limites frente à cidade, e um confrontando a floresta. Os edifícios conformam um agradável pátio interno com um amplo gramado onde um trem elevado, uma lagoa e uma grande estátua do Pinóquio se misturam de forma espaçosa.

Pino Família / Moon Hoon - Imagem 2 de 40
© Namgoong Sun

O primeiro edifício (onda e baleia) tenta expressar um espaço e uma forma que se inspiram na história de Pinóquio, onde aparece uma tormenta e uma baleia. A planta é uma curva linear que lembra um feto dentro do útero, e ela cresce para transformar-se em uma mistura de baleia e onda, o que a leva a ser uma entidade, um espaço muito estreito entre grandes e pequenos assentos escalonados que proporcionam um espaço lúdico de aventura. Apesar disso, lamentavelmente, esse espaço está fechado no momento. A abertura para o céu côncava como espaço encerrado dentro da estrutura pode transformar-se em uma extensão do espaço interno, já que todas as janelas podem ser dobradas e empurradas para os lados, muitos conceitos internos e desenhos foram levados ao limite, encontrando, em alguns casos, com questões limitantes de programa e segurança.

Pino Família / Moon Hoon - Imagem 4 de 40
© Namgoong Sun
Planta
Pino Família / Moon Hoon - Imagem 3 de 40
© Namgoong Sun

O segundo edifício (o conto da baleia) é um espaço figurativo, sustentado fortemente como uma grande baleia. O espaço da cauda capta e deixa entrar o sol e a luz da lua nos momentos corretos, enquanto que o espaço do corpo aproveita-se das alturas e da cobertura dupla sustentada pelos pilares de aço. Aqui é onde muitas atividades tem espaço com grandes bonecos, mesas e assentos. A cabeça conta com um espaço de auditório curvo e teto alto para espetáculos e atuações para crianças e adultos. 

Pino Família / Moon Hoon - Imagem 10 de 40
© Namgoong Sun

O terceiro edifício (a fonte do nariz) está ao lado da piscina e do trem elevado. O nariz de aço inoxidável é uma fonte de água que proporciona um som ativo e movimentos em um ambiente tranquilo. A forma se assemelha ao tom linear da curva geral com janelas, mas com símbolos de código Morse. Se observá-los com cuidado e lê-los, descobrirá algumas palavras simples. A varanda no segundo pavimento pode ser aberta dos dois lados, estabelecendo a conectividade visual com a floresta. Esta conexão em termos visuais e espaciais foi um fator muito importante no desenho do edifício. A cafeteria do segundo pavimento oferece uma boa visão do pátio e dos outros dois edifícios.

Planta
Pino Família / Moon Hoon - Imagem 1 de 40
© Namgoong Sun
Corte

A curva tridimensional dos dois edifícios demandou uma série de desenhos intensivos do corte do projeto, que foram necessários para que os marceneiros construíssem os andaimes adequados e exatos. O custo prévio estimado para um acabamento limpo e impecável foi muito alto, por isso a superfície foi mantida com um caráter áspero. Os padrões dos edifícios dependiam, em grande medida, do olhar estético e funcional dos marceneiros. Os produtos finais sugerem diversas regiões da textura, o que de alguma forma se assemelha à nave espacial do filme Prometheus.

Pino Família / Moon Hoon - Imagem 5 de 40
© Namgoong Sun

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Junggye-dong, Nowon-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pino Família / Moon Hoon" [Pino Familia / Moon Hoon] 07 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875226/pino-familia-moon-hoon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.