Villa Z / Mohamed Amine Siana

Villa Z / Mohamed Amine Siana - Mais Imagens+ 17

Casablanca, Marrocos
  • Arquitetos: Mohamed Amine Siana; Mohamed Amine Siana
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bisazza, Sorevet
© Doublespace Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Era apenas uma frase: "Quero sentir amplitude em uma casa protegida dos olhares do bairro". Portanto, foi um desafio concretizar essa necessidade de privacidade do cliente frente a minha crença em uma arquitetura aberta e de grande alcance.

© Doublespace Photography

A Villa Z é resultado dos regulamentos rígidos da cidade, que em última instância confinaram o edifício em um quadrado apertado de 15 metros. 

© Doublespace Photography

Minha intenção principal era sair da percepção de um cubo para responder ao programa cotidiano do cliente e para encontrar a melhor forma de preservar a privacidade e proteger o projeto de ruídos da avenida que passa em frente do lote.

Planta - Térreo

O projeto inspirou-se nas raízes culturais marroquinas ao abrir-se a novos horizontes. A intenção era trabalhar de perto com o estilo de vida do cliente para construir uma residência com discrição e introversão. Assim, o projeto concentra-se na opacidade da fachada principal, combinando os princípios da arquitetura tradicional com uma forte identidade contemporânea.

© Doublespace Photography

Baseada na necessidade de intimidade, a orientação e o trabalho na base do cubo foram realizados na abertura de tais planos e esculturas, proporcionando aberturas totalmente veladas desde o exterior com jogos de planos que nos orientam a diversas perspectivas.

© Doublespace Photography

Na cidade de Casablanca, o modernismo tradicional foi a norma nos últimos anos. Para alguns arquitetos brilhantes, foi um laboratório, mantendo, ao mesmo tempo, uma característica diferenciada e sua integridade como um artefato moderno na cidade.

O projeto é uma experiência que pretende desenvolver espaços práticos para a nova vida marroquina, um dilema cultural entre a privacidade e o estilo de vida contemporâneo.

© Doublespace Photography

Esta arquitetura baseia-se em soluções ecológicas e passivas para manter o melhor clima possível na parte interna, de modo que a cobertura automática do telhado só pode desempenhar o papel de aclimatação do pátio tradicional. 

Desde o primeiro passo foi importante evitar a praça, o que fez da forma circular da abertura zenital a melhor solução e uma forma amistosa de valorizar as curvas do projeto.

© Doublespace Photography

As outras aberturas na cobertura são círculos de iluminação com painéis de madeira talhada utilizados como peles que demarcam os diferentes espaços importantes da residência.

© Doublespace Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa Z / Mohamed Amine Siana" [Villa Z / Mohamed Amine Siana] 08 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875139/villa-z-mohamed-amine-siana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.