Centro Comunitário Vistas de Cerro Grande / Arquitectura en Proceso

Centro Comunitário Vistas de Cerro Grande  / Arquitectura en Proceso - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Arquitectura en Proceso; Arquitectura en Proceso
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  693
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GRAPHISOFT

Descrição enviada pela equipe de projeto. Vistas del Cerro Grande é um assentamento irregular localizado na periferia sudeste da cidade de Chihuahua. Suas características eram muito específicas e particulares, uma vez que faltavam serviços e infraestrutura urbana. A insegurança generalizada na cidade e a falta de espaços públicos transformou este bairro em uma área problemática e perigosa.

Implantação

Em resposta a esta situação, o governo promoveu a construção de três projetos com o apoio da comunidade visando o desenvolvimento da área a promoção da segurança e do bem-estar dos habitantes. Um centro comunitário, um centro de saúde e um centro desportivo foram construídos para lidar com essas questões prioritárias.

O projeto do centro comunitário Vistas del Cerro Grande foi desenvolvido a partir de três pontos importantes: o usuário, o programa e sua localização geográfica.

O complexo está rodeado por uma série de montanhas. A partir de qualquer ponto do centro comunitário é possível ver as montanhas. Ao oeste, há Cerro Grande, uma montanha emblemática da cidade; ao sul, uma pequena cordilheira; ao leste, a Sierra de Santa Eulalia e ao norte a Sierra de Nombre de Dios.

Planta Baixa
Planta Baixa - Adega
Planta Baixa

O fato do complexo estar localizado entre estes elementos naturais faz com que haja uma relação visual entre eles que influenciam o processo projetual, levando os edifícios a simularem ou representarem as montanhas e, por sua vez, dialogarem com elas e entre eles mesmos.

Com base nas relações entre os espaços, nos caminhos diários e nas relações visuais existentes no terreno, começamos o projeto com exercícios conceituais utilizando camadas de informações físicas do local em interconexão com a trajetória do sol ao longo do dia e durante o ano.

O programa arquitetônico nos permitiu "quebrar" a edificação e procurar uma série de espaços construídos, distribuídos no vazio das rotas visuais e pedonais que as pessoas percorriam diariamente. A intenção de dividir esse espaço era evitar uma construção maciça em um contexto onde a escala e a estrutura são muito horizontais e pequenas.

Os resultados obtidos do processo conceitual foi a determinação precisa do percurso do sol e das pessoas, o que permitiu iniciar nosso processo de projeto a partir dos espaços exteriores que precisavam ser mantidos e localizar o que seria construído nos espaços vazios.

Cada volume responde a uma função no programa arquitetônico. Esses objetos efêmeros usam a materialidade para determinar uma arquitetura básica em seus processos, os quais foram entendidos e assimilados pelo usuário. Por causa do

caráter periférico e das habitações precárias que prevalecem no meio urbano, decidimos usar materiais tradicionais, de simplicidade construtiva, como as paredes de pedra, um sistema tradicional da região. A aspereza, o capricho do material e a decisão do construtor, permite que se descubra no dia a dia uma arquitetura diferente, determinada pelos mesmos elementos que a definiram conceitualmente.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chihuahua, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Vistas de Cerro Grande / Arquitectura en Proceso" [Vistas de Cerro Grande Community Center / Arquitectura en Proceso] 05 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874938/centro-comunitario-vistas-de-cerro-grande-arquitectura-en-proceso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.