Centro Regional do Patrimônio Industrial / Mihailo Timotijević & Miroslava Petrović Balubdžić

Centro Regional do Patrimônio Industrial / Mihailo Timotijević & Miroslava Petrović Balubdžić - Mais Imagens+ 15

  • Colaboradores: Nenad Šekularac, Dejan Mitov, Marina Popović, Marija Kočović
  • Suporte Financeiro: Delegação da União Europeia na República da Sérvia e Ministério da Cultura, República da Sérvia
  • Organização De Projeto: Faculdade de Arquitetura da Universidade de Belgrado
  • Cidade: Senjski Rudnik
  • País: Sérvia
Mais informaçõesMenos informações
© Ana Kostic

Senjski rudnik representa uma cidade de mineiros situada ao leste da Sérvia com todos os atributos de um assentamento industrial. A exploração do carvão começou em 1853 e até pouco tempo atrás ainda estava ativa apesar de ter sua capacidade diminuída significativamente. 

A fim de encontrar a melhor estratégia de desenvolvimento - o fechamento da mina mitiga o risco social de aumento do desemprego - o Governo da Sérvia e a Delegação da UE conceitualizaram a reconstrução do complexo mineiro para preservá-lo como patrimônio industrial e comprometê-lo em suas novas atividades. 

© Ana Kostic
Planta + Corte
© Milica Lopičić

A fim de estabelecer uma imagem duradoura deste autêntico complexo industrial, o mais antigo da Sérvia, a reconstrução do desenho e a reutilização do complexo exigiu intervenções em dois níveis:

  • A recuperação de elementos autênticos do patrimônio em forma e materialização;
  • A interpretação do patrimônio através da introdução de elementos de desenho contemporâneo para apoiar a nova função museológica.

© Ana Kostic

Desta maneira, o projeto de reconstrução enfatiza a coexistência harmoniosa entre o existente e o novo. A autenticidade como um valor básico no desenho é feita utilizando materiais que já estão presentes no terreno. As intervenções preservam a identidade do lugar principalmente através da forma e da função incluindo a paisagem como parte inseparável de uma identidade. 

© Ana Kostic

O novo anexo foi construído sobre a estrutura de concreto com uma fachada recoberta de aço ondulado de 5 milímetros de espessura. A escolha do material para a fachada surgiu da ideia de enfatizar o contraste das novas peças reconstruídas. A área ao redor do edifício foi realçada com os artefatos colocados cuidadosamente com partes do equipamento anterior da mina. 

© Ana Kostic

A reconstrução do edifício existente, que em algum momento serviu como armazém, inaugurou o uso do concreto na arquitetura industrial sérvia. Todas as divisões foram removidas a fim de redescobrir e mostrar o aspecto autêntico do sistema estrutural cru, o espaço para exposições e outros eventos culturais.

Os elementos em aço da estrutura secundária, assim como as esquadrias no interior, foram pintados de negro para acentuar o contraste com a estrutura de concreto da cobertura. 

© Ana Kostic

O antigo edifício foi reconstruído em um sistema estrutural de madeira. Devido à sua deterioração parcial foram substituídos alguns elementos de construção como partes das paredes de tijolo. 

© Ana Kostic

O corredor de vidro externo proporciona a comodidade dos artefatos colocados em espaços de exposição dentro e fora. 

© Mihailo Timotijević

O desenho interior remete ao ambiente autêntico do espaço de trabalho com objetos cuidadosamente selecionados que ilustram o cotidiano da mina. 

© Ana Kostic

As intervenções no térreo reviveram as imagens dos processos de produção que garantiram a distribuição do carvão: trilhos industriais, estações e vagões. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Senjski Rudnik, Sérvia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Regional do Patrimônio Industrial / Mihailo Timotijević & Miroslava Petrović Balubdžić" [Regional Center of Industrial Heritage / Mihailo Timotijević & Miroslava Petrović Balubdžić] 05 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874797/centro-regional-do-patrimonio-industrial-mihailo-timotijevic-and-miroslava-petrovic-balubdzic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.